27 de abril de 2024
Cidades

Prefeitura promove evento para a agricultura familiar de Macaíba

Esta quinta-feira (27/07) entra para a história do setor de agricultura familiar do município de Macaíba. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE), promoveu uma grande ação denominada “Dia de Campo”, com o intuito de apoiar os pequenos produtores locais e fornecer-lhes diversos conhecimentos com palestras temáticas focadas em temas como apicultura, acesso a crédito, cultivo de algodão, produção de hortaliças e manejo de bovinos, dentre outros.

O evento foi prestigiado pelo secretário municipal de Assuntos de Governo, Edivaldo Emídio, aconteceu ao longo do dia no centro de Traíras e teve como lema “Fortalecer a atividade agrícola construindo oportunidades de renda com foco na produção familiar em pequenas propriedades rurais”, atraindo a atenção de centenas de agricultores do referido distrito e comunidades e assentamentos vizinhos.

“A gente pode ser muito feliz morando na zona rural. A gestão está voltada ao homem do campo, seja com ações diretas para apoio técnico, corte de terra, melhoria das estradas, distribuição de sementes, seja proporcionando pela primeira vez o transporte para que os filhos e filhas dos agricultores possam estudar na Escola Agrícola de Jundiaí e universidades. A agricultura é fundamental.”, declarou Edivaldo Emídio, que representou o prefeito Emídio Jr. no ensejo.

A professora Irma Moura levou uma turminha de alunos do 3° ano da Escola Municipal Nair Mesquita para visitar o estande da Agricultura. “Foi muito interessante porque a maioria das crianças são filhas de agricultores. Eles adquiriram conhecimentos sobre a importância da alimentação saudável e de que é possível, com pouco espaço, plantar em casa, sem agrotóxicos e ainda economizar”, afirmou a professora.

Neste evento marcante, a SEMAPE, que tem como titular Cícero Militão, contou com o suporte de diversos órgãos públicos e privados: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Rústicus Empresa Júnior.

O titular da SEMAPE ressaltou a importância de um evento como este, com várias instituições trazendo conhecimento técnico para os produtores, pois, sem o devido conhecimento, eles podem perder tempo e dinheiro. Por outro lado, muitos têm conhecimento, mas não o aplicam na prática para melhorar sua produção. Então, eventos assim tanto ensinam como estimulam esses produtores a fazer um melhor manejo de seus rebanhos e ter acesso a novos mercados.