3 de maio de 2024
Poder

Presidente do TST, Ministro Emmanoel Pereira destaca importância da Justiça do Trabalho

No cargo há pouco mais de um mês, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro Emmanoel Pereira, potiguar, falou ao blog dos desafios da missão que desempenha.

Defende com veemência a Justiça do Trabalho e sua importância social. “A Justiça do Trabalho tem um papel importante na sociedade, no que diz respeito às políticas públicas dos trabalhadores do Brasil”.

Registrou ainda o desafio do cargo pelo tamanho da Justiça do Trabalho: “É um grande desafio comandar 24 Tribunais Regionais”, disse.

O Ministro Emmanoel Pereira foi empossado na Presidência do TST em 16 de fevereiro, sucedendo a Ministra Maria Cristina Peduzzi.

Nascido em Natal (RN) e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Emmanoel Pereira é ministro do TST, em vaga destinada à advocacia, desde 30/12/2002. Foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como representante do Tribunal, e corregedor nacional de Justiça substituto, no biênio 2019-2021.

Atuou como vice-diretor e professor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Foi vice-presidente do TST e do CSJT no biênio 2016-2018. Atualmente, compõe o Tribunal Pleno, o Órgão Especial, a Seção Especializada em Dissídios Coletivos e o Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. No CNJ, presidiu as Comissões Permanentes de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas e de Solução Adequada de Conflitos e integrou as Comissões Permanentes de Comunicação do Poder Judiciário e de Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Ministro Emmanoel Pereira – Foto: Heitor Gregório