28 de abril de 2024
Diversos

SAS Brasil realiza cerca de 700 teleconsultas em comunidades carentes do Rio Grande do Norte no primeiro mês de atuação

Em apenas um mês, cerca de 700 atendimentos por telemedicina foram realizados em comunidades carentes de Natal e região metropolitana. O resultado é uma iniciativa da associação sem fins lucrativos SAS Brasil, em parceria com a distribuidora de combustíveis ALE, que mantém sede na capital potiguar e doou R$ 390 mil para o projeto. Até então, esse tipo de consulta médica não estava disponível no Nordeste, mas, com o recurso doado pela companhia, foi possível implantar a primeira base do SAS Brasil na região para a realização das teleconsultas.

Em Natal, grande parte do atendimento está concentrado na região Norte, na comunidade Mãe Luiza e no bairro Cidade Nova, local onde fica a matriz da ALE. Segundo Sávio Mourão, diretor do SAS Brasil, além dos 700 teleatendimentos, a instituição estima um impacto social positivo em cerca de 1.300 pessoas.

“O número de atendimentos significa a quantidade de pessoas que estavam em frente à tela do celular para a realização da teleconsulta e receberam as orientações de um médico. Já o impacto é mensurado em relação a todas as pessoas que moram na mesma casa. Isso porque elas são diretamente impactadas, pois o familiar doente não terá que se expor e ir a um pronto socorro, por exemplo. As famílias também aprendem bastante com os médicos do SAS Brasil, que passam recomendações para todos na casa”, explica.

Foto: Hector Santos
Foto: Hector Santos