1 de maio de 2024
Sem categoria

Secretaria Municipal de Saúde não chega a acordo com a Casa de Saúde de Natal

A direção do Hospital Severino Lopes, antiga Casa de Saúde de Natal, participou de reunião com a secretária interina de Saúde do Natal, Márcia Pellense, com a coordenadora de saúde mental do município, Silvana Barros, e a assessoria jurídica da secretaria.

Na pauta da reunião estava a questão da suspensão do recebimento de pacientes portadores de transtornos mentais e dependentes químicos conveniados através do SUS e o encerramento do acolhimento e tratamento via SUS pelo Hospital.

Durante a reunião a secretária interina comunicou a impossibilidade de um acordo imediato para a retomada do serviço. Nenhuma das solicitações apresentadas pelo Hospital Severino Lopes foram atendidas. Com relação a principal reivindicação, que é o reajuste da diária,  foi reafirmado o posicionamento, já apresentado em nota da secretaria à imprensa, de que o hospital não se enquadra nos critérios do Ministério da Saúde para receber a diária de R$300,00 de acordo com o que paga a Portaria 148 do GM-MS aos Hospitais Gerais pelo tratamento aos dependentes químicos.

Com relação ao atraso no repasse dos pagamentos de Outubro, Novembro e Dezembro enfatizou que o serviço foi realizado, portanto, a secretaria possui a obrigação legal de honrar com o pagamento imediato.

Caos no Pronto Socorro do Hospital Dr. João Machado

Durante a reunião a própria Coordenadora de Saúde Mental, Sivana Barros, confirmou a situação calamitosa por que vem passando o PS do Hospital Dr. João Machado que registrava, no último dia 07,  haviam 50 pessoas aguardando vagas para internação.