27 de abril de 2024
Política

Senado realiza sessão solene para homenagear centenário de Djalma Maranhão

Por sugestão da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), o ex-prefeito de Natal Djalma Maranhão, que revolucionou a educação na capital do Rio Grande do Norte, foi homenageado em sessão solene do Congresso Nacional nesta segunda-feira (16).

Em seu discurso de abertura da sessão, Fátima destacou que o grande mérito de Djalma Maranhão foi acreditar na força transformadora das ideias, da educação e da cultura. Fátima lembrou que quando chegou a Natal, bem jovem, para estudar e se tornar professora, a capital potiguar estava impregnada da influência de Djalma Maranhão “por uma sociedade igualitária e uma educação libertadora e inclusiva”.

A sessão do Congresso, realizada a pedido da senadora Fátima, acontece no mês em que Djalma Maranhão, falecido no exílio, aos 55 anos, completaria o centenário de nascimento.

Compuseram a mesa, durante a sessão solene, a filha de Djalma Maranhão, Ana Maria Cavalcante Maranhão Fagundes, o sobrinho-neto do político, Haroldo Maranhão Bezerra Cabral; a filha e Djalma; a filha do ex-secretário de Educação de Natal Moacyr de Góes, Clara de Góes; o presidente da Comissão do Centenário de Djalma Maranhão no Rio Grande do Norte, Roberto de Oliveira Monte; o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Willington Germano, autor da obra Lendo e Aprendendo: a Campanha de Pé no Chão, além dos ministros Marcelo Navarro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Emmanoel Pereira, do Tribunal Superior do Trabalho.

Os senadores Garibaldi Alves Filho, José Agripino e Cristovam Buarque também discursaram na solenidade. A senadora Fátima leu ainda mensagem do senador José Serra relembrando a importância da gestão de Djalma para a educação.

Fotos: Divulgação

z1

z