28 de abril de 2024
Diversos

SENAI-RN e SESI-RN, do Sistema FIERN, conquistam “Selo Verde” de eficiência contra fraudes e corrupção

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) no Rio Grande do Norte foram inseridos no rol de 147 organizações do Brasil com menor exposição a riscos de fraude e corrupção.

A avaliação, realizada de forma conjunta pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), foi oficialmente divulgada na quinta-feira (09) no estado, em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção.

 O resultado confere às duas instituições, na prática, uma classificação conhecida como “selo verde”, que indica a presença de sistemas de proteção que as tornam menos suscetíveis a esse tipo de ocorrência.

 A análise dos mecanismos que adotam foi realizada dentro do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que conta com a adesão voluntária de 9.205 organizações de todo o país. Desse total, apenas 147 instituições, ou 1,6% – incluindo SENAI-RN e SESI-RN – receberam o selo indicando baixa exposição a riscos.

 Em contrapartida, segundo o TCU, as análises conduzidas pelo Programa mostram que mais de 82% dos participantes apresentam grau muito alto ou alto desse tipo de exposição – sendo, portanto, classificados com selos amarelo ou vermelho, este último o risco mais alto.

Compliance
“O resultado do diagnóstico atesta que temos mecanismos de controle mais robustos, que reduzem os riscos através do Programa de integridade que implantamos, o Programa de Compliance”, observa a gestora do Programa de Compliance do Sistema FIERN, que reúne SENAI, SESI, IEL e Federação das Indústrias do estado, Gabriella Rebouças. As informações foram compartilhadas por ela, em primeira mão, durante reunião dos Conselhos Regionais do SENAI-RN e do SESI-RN nesta quinta-feira (09), na Casa da Indústria.