27 de abril de 2024
Geral

Servidores da Saúde do Estado podem deflagrar greve no dia 29

Nesta terça-feira (19), às 08h, o Sindicato dos Servidores em Saúde do RN terá a segunda audiência com o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, sobre a campanha salarial deste ano. A pauta de reivindicações foi enviada ao governo em abril e apresentada em audiência no dia 05 de maio.

Os servidores querem reajuste salarial de 27%, conforme cálculo feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos), referente aos últimos anos, e isonomia para os servidores municipalizados, que estão há quatro anos sem reajuste e acumulam perdas de 61%, e os aposentados. Entre os pontos exigidos estão ainda a implantação imediata das mudanças de nível vencidas desde 2012, a tabela de qualificação, um novo concurso público para combater a sobrecarga nos locais de trabalho e a garantia de abastecimento de materiais e medicamentos nos hospitais.

“Na primeira audiência, apresentamos a nossa pauta ao novo secretário, incluindo vários pontos que foram abandonados pelo governo passado. Agora queremos respostas, queremos que o governo se comprometa com a valorização dos servidores da saúde”, afirma Rosália Fernandes, diretora do Sindsaúde-RN.

Os servidores da saúde reivindicam ainda uma audiência com o governador Robinson Faria, para tratar do reajuste salarial e do Projeto de Lei que estabelece uma Previdência Complementar, enviado à Assembleia Legislativa. “Nós passamos muitos anos escutando justificativas e amargando perdas. O discurso é sempre o mesmo. Nossa categoria é que está em crise, adoecendo, trabalhando no limite e com o salário comprometido com empréstimos. Não dá pra esperar mais”, afirma Rosália.

O Sindsaúde promove paralisação de advertência na quinta-feira (21), unificada com os servidores da saúde de Natal. Após uma passeata, os servidores farão um ato público às 11h na Assembleia Legislativa, em conjunto com outras categorias, pela retirada do PLC da Previdência Complementar. No dia 29 de maio, os servidores estaduais terão uma assembleia geral, com indicativo de greve.

z