28 de abril de 2024
Sem categoria

Dicas aos foliões para curtir o Carnatal com saúde‏

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta a população para não descuidar da saúde neste período de Carnatal, que tem início nesta quinta-feira (4) e prossegue até domingo (7). Para não estragar a festa, especialistas em saúde orientam quanto aos cuidados que devem ser tomados durante os dias de folia.

A coordenadora geral do SAMU 192/RN, Cecilia Picinin, alerta que é fundamental que a população não cometa excessos para evitar acidentes e aproveitar melhor as festividades. “O Samu 192/RN está preparado para atuar, porém o cidadão também deve ter consciência de que deve redobrar a atenção. Deve-se evitar o excesso de bebida alcoólica, assim como dirigir após ingerir bebidas, não se envolver em brigas e confusões e, no trânsito, manter sempre a calma”, orientou.

No período da festa, o SAMU 192/RN está com o atendimento reforçado, não só em Natal, mas nas BRs que margeiam a cidade.  Quatro unidades básicas de suporte avançado e duas motolâncias estarão dando apoio ao evento. Além disso, a Central de Regulação da Sesap irá trabalhar com um canal prioritário para a região do Carnatal, considerando o grande número de foliões nas ruas, BRs e RNs.

A coordenadora do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, Sônia Cristina, destaca que mesmo sendo um período de muita euforia, é preciso estar consciente de que a falta de cuidados com a saúde pode colocar a vida do folião em risco. “Não devemos nos esquecer da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, ao vírus que causa a aids e às hepatites B e C. Para isso, a Sesap disponibilizou à empresa organizadora do evento, cerca de 60 mil preservativos masculinos para serem distribuídos gratuitamente aos foliões. Só com a prática do sexo seguro (utilizando preservativo) e o não compartilhamento de agulhas ou seringas, poderemos nos prevenir contra essas doenças”.

De acordo com o último boletim epidemiológico produzido pela Sesap, atualmente há 4185 pessoas com aids no estado. E no país, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 734 mil pessoas vivem com HIV, dos quais 145 mil ainda não sabem que têm o vírus e seguem transmitindo para outras pessoas em relações sexuais desprotegidas.

Outro cuidado que as pessoas devem ter durante o Carnatal é com a alimentação e o tipo de líquidos ingeridos. De acordo com a nutricionista da Sesap, Erika Mello, é importante antes da folia consumir bastante água, água de coco, sucos de frutas e até a própria fruta. “Lembrar que no ‘empurra-empurra’ do Carnatal suamos bastante e precisamos deixar o nosso corpo preparado para não desidratar. Com relação às bebidas alcoólicas, a principal dica é entre cada dose de cerveja, consumir 01 copo de água. Outro ponto importante é não misturar bebida alcoólica e energético, combinação perigosa para a saúde”, alerta.

Para dar energia, Erika Mello indica como opções saudáveis açaí na tigela, sanduíche natural e salada de frutas com mel de abelha. Deve-se evitar consumir lanches gordurosos na rua, como cachorro-quente, espetinhos de carne ou queijo. E para recuperar a energia para o dia seguinte, pode-se ingerir caldos e sopas, que repõem o líquido no corpo, além de oferecer vitaminas e minerais, contidos nos legumes/verduras, e energia, devido à presença de arroz, batata ou macarrão.