2 de maio de 2024
Cidades

Sindicato da Saúde vai realizar protesto contra o Governo Robinson em Caicó

Na próxima terça-feira (26), o Sindsaúde, junto com sindicatos, movimentos e entidades da Região do Seridó, irá promover um ato público em defesa dos hospitais regionais da região. O movimento terá início com um ato público às 09h, no Hospital Regional de Caicó. De lá, sairá uma carreata para uma grande manifestação às 10h no Centro da cidade, no cruzamento da Av. Cel Martiniano com Av. Seridó, no Mercado Público.

O protesto irá denunciar a falta de investimento dos governos e o caos nos três hospitais da região (Caicó, Acari e Currais Novos), em especial o desabastecimento de medicamentos, materiais e insumos, como gaze, soro, luvas e dipirona. A falta de materiais e medicamentos atinge todos os hospitais do estado, com situações como a de acompanhantes e pacientes comprando os medicamentos e materiais para troca de curativos.

O Hospital Regional de Caicó sofre ainda com a falta de equipamentos e de manutenção. O aparelho autoclave, usado para esterilizar materiais e instrumentos cirúrgicos, é alugado e está quebrado. Um aparelho novo está há três anos parado, sem ter sido instalado. O Centro Cirúrgico e a Urgência funcionam precariamente, por falta de equipamentos. “A UTI encontra-se totalmente sucateada. É um absurdo as equipes terem que escolher entre dois pacientes, qual deles vai ser entubado. Estamos convocando toda a sociedade para vir às ruas protestar”, afirma José Joaquim Sobrinho, coordenador do Sindsaúde no Seridó.

A situação no hospital motivou no dia 05 deste mês um desabafo de um médico pelas redes sociais, durante um plantão. “(…) situação nunca antes vista. Sem soro, dipirona, sem antibiótico, sem tubo orotraqueal, sem gasômetro, seringas, etc etc… Estamos quase que ‘pastorando’ os pacientes e sem ter o que fazer”, denuncia. O médico encerra a mensagem com um alerta sobre o hospital: “Se continuar desse jeito, vai continuar fechando”.

z