28 de abril de 2024
Economia

Sindifisco do RN participa de debate nacional sobre os 100 anos do Imposto de Renda e defende correção da tabela

Dirigentes do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal no Rio Grande do Norte participaram do evento nacional que marcou o lançamento da campanha dos 100 anos do Imposto de Renda. A pauta principal do encontro foi a necessidade de correção da tabela do IR.

Atualmente, há uma defasagem de 147% em relação à inflação, fazendo com que um contingente de aproximadamente 7,5 milhões, que ganha aproximadamente R$ 2 mil, seja taxado. Além disso, contrariando os princípios estabelecidos na Constituição Federal, a taxação não considera a capacidade contributiva dos brasileiros, favorecendo realidades injustas como a que impõe à classe média um imposto de renda proporcionalmente mais oneroso do que o aplicado aos super-ricos.

Até novembro, o Sindifisco pretende realizar novas rodadas de discussão em debates regionais para apresentar saídas buscando a justiça fiscal. Ao fim, será construído um documento a ser entregue ao presidente da República eleito, com propostas e simulações econômicas de reforma do imposto de renda, considerando as realidades de cada região relativas à regressividade do IR.