28 de abril de 2024
Estado

SINPOL quer retirada de presos e interdição de carceragens em delegacias de plantão

Na manhã desta sexta-feira (8), o SINPOL-RN voltou a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal para conversar com os policiais e constatar a situação insustentável da presença de presos. Foi informado aos policiais que o Sindicato estava fazendo gestão junto a Degepol e a Sesed para a retirada dos presos, tanto da Plantão Sul quanto da Norte, tendo sido cobrado em todas as reuniões nas últimas semanas, bem como através de ofícios.

Durante a visita do SINPOL-RN, a equipe de plantão recebeu uma denúncia anônima, dando conta que os presos estavam se preparando para fugir da cela. Eles estariam abrindo um buraco que daria exatamente no alojamento dos policiais civis.

“Foi solicitado reforço e imediatamente entramos em contato com a DPGRAN para relatar mais esse caso e ressaltar a necessidade urgente de se retirar aqueles presos. E a denúncia acabou sendo constatada como verídica, após os policiais civis, com apoio dos companheiros da PM, conseguirem retirar os presos da cela e fazer uma vistoria”, conta Paulo César de Macedo, presidente do SINPOL-RN.

Ele ressalta que se os presos tivessem conseguido abrir o buraco, algo muito grave poderia ter acontecido. “Os policiais civis trabalham atendendo a população e não têm que custodiar presos. O risco de fugas é constante, colocando em risco os policiais e a própria população que mora em Candelária”.

No ano pasasdo, inclusive, após denúncia do SINPOL-RN, a Vigilância Sanitária já havia interditado a carceragem da Plantão Zona Sul, mas depois o prédio voltou a receber presos e a situação piorou.