28 de abril de 2024
Política

Sistema Faern/Senar promove seminário com ex-ministro Aldo Rebelo e entrega Medalha do Mérito Rural

O Sistema Faern/Senar realizará na próxima terça-feira (05) o 6º Seminário Cenário Econômico e Político para o Setor Rural em 2024, que terá como palestrante o ex-deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo.

O evento também marcará a entrega das Medalhas do Mérito Rural Senador Moacyr Duarte às personalidades que mais se destacaram no setor em 2023. O prêmio é considerado a maior honraria concedida pelo Sistema Faern/Senar aos nomes que se destacaram em prol do fortalecimento das atividades rurais em âmbito potiguar.

Entre os agraciados, por categoria, estão o deputado federal Benes Leocádio (Política/Administração Pública); o jornalista Edivan Martins (Comunicação/Jornalismo), o produtor Kleber de Carvalho Bezerra (Produtor Rural/Líder Classista) e o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Marcone César Mendonça das Chagas (Desenvolvimento Científico, Tecnológico ou do Ensino).

O presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, falou sobre a importância do evento como um reconhecimento para quem atua em prol do desenvolvimento do setor rural, bem como para apresentar as perspectivas para o próximo ano.

“Será uma oportunidade de fazermos um balanço das atividades do Sistema Faern/Senar em 2023 e apresentarmos um panorama do setor rural para 2024. Teremos a palestra do ex-ministro Aldo Rebelo, um profundo conhecedor da área, e ainda teremos o reconhecimento às personalidades que tanto ajudaram no incentivo às atividades agropecuárias, na divulgação, nas ações de âmbito político-administrativo e no desenvolvimento de estudos”, declarou José Vieira. 

Ainda no evento, serão entregues placas em homenagem e agradecimento aos destaques do ano nas seguintes categorias: Case de sucesso da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial), cujo agraciado será José Misael Santos Dantas; Educadora Destaque 2023, sendo homenageada a educadora Jane Kelly Holanda Melo; e na categoria Técnico de Campo Destaque 2023, Ranniery Pires Guimarães será o agraciado.

O 6º Seminário Cenário Econômico e Político para o Setor Rural em 2024 será realizado no La Mouette Recepções, no Bairro Candelária, a partir das 19h. O evento será retomado após uma pausa em razão da pandemia. A última edição foi realizada em 2019.

O tema da palestra do ex-ministro Aldo Rebelo será “A geopolítica da Agropecuária no Brasil”. O evento reunirá autoridades políticas, nomes ligados ao setor agropecuário, produtores rurais de todo o Estado, entre outros convidados.