27 de abril de 2024
Economia

Starbucks, que fatura R$ 50 milhões ao mês no Brasil, entra com pedido de recuperação judicial

A Starbucks Brasil perdeu o direito de uso da marca no país devido ao atraso no pagamento previsto no acordo de licenciamento.

A notificação de rescisão de licença chegou em 13 de outubro deste ano, em meio às negociações de repactuação do contrato, e colocou em risco as atividades do grupo SouthRock, que também controla Subway e Eataly, no país.

A SouthRock disse, em nota, que segue operando a marca Starbucks no Brasil. “Alinhamentos sobre licenças fazem parte do processo de recuperação judicial”, afirmou. A empresa considera não ter pedido a licença.

As conversas entre assessores legais da dona da marca e os controladores no Brasil foram interrompidas na sexta (27), o que precipitou o pedido de recuperação judicial encaminhado à Justiça de São Paulo na terça-feira (31).

Segundo o pedido encaminhado à Justiça, o faturamento bruto da rede de cafeterias é de R$ 50 milhões e “representa parcela relevante do fluxo de caixa consolidado” do grupo.

Se a suspensão da licença para manutenção, argumentando o fundo de investimentos, “o Grupo SouthRock experimentará o verdadeiro estrangulamento de seu fluxo de caixa.”

Por isso, os advogados do escritório Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil, que representam o fundo que opera no Brasil a Starbucks, pedem a concessão de medida urgente para manter o direito de uso da marca pelo menos até o fim de um processo de mediação.

*Informações da Folha de São Paulo