1 de maio de 2024
Cidades

TangaráPrev é uma caixa-preta

A Prefeitura Municipal de Tangará vem, por meio desta, repelir com veemência mais uma série de mentiras irresponsáveis perpetradas pelo gerente do TangaráPrev, Sr. João Pedro Varelo que por um erro da autarquia tenta responsabilizar a prefeitura de Tangará pela falta de pagamento dos aposentados e pensionistas que deveria acontecer no dia 25 de outubro de 2023.

Apesar da irresponsabilidade e falta de preparo do gerente do TangaráPrev, o prefeito Dr. Airton Bezerra determinou uma força-tarefa da prefeitura que não medirá esforços para que o pagamento seja realizado ainda neste mês de outubro.

A Prefeitura esclarece que:

1 – Em 20/10/2023, portanto há apenas 4 dias, o Sr. João Pedro enviou à Secretaria de Administração do Município requerimento de edição de Decreto, suplementando as dotações orçamentárias do TangaráPrev. Afinal, as dotações inclusas no Orçamento pelo próprio TangaráPrev eram insuficientes para o pagamento das aposentadorias e pensões.

2 – Note-se, de plano, que o problema foi ocasionado por única e exclusiva culpa do tangaráprev e de seus gestores, que falharam miseravelmente no desempenho de suas funções, mostrando despreparo profissional e total descaso com os segurados da autarquia. De fato, o Sr. João Pedro tomou posse no cargo de gerente no dia 08/07/2022 e a Lei Orçamentária de 2023 foi aprovada apenas em 23/09/2023.

3 – Ou seja, a não inclusão de dotação orçamentária suficiente para o pagamento das pensões se deu única e exclusivamente por culpa do Sr. João Pedro, que agora cobra que o município resolva em apenas 4 dias o que ele não resolveu em 13 meses. Isso dito, o Prefeito Municipal determinou:

a) A realização de uma força-tarefa composta pela Procuradoria, Controladoria e Secretaria de Administração para, no menor tempo possível, sanar as graves irregularidades promovidas pela direção do TangaráPrev e proceder o pagamento dos aposentados;

b) A abertura imediata de processos administrativo disciplinar em face de toda a diretoria do TangaráPrev, para apurar essa e outras graves irregularidades que foram denunciadas na gestão do fundo; e

c) A determinação de imediata contratação de auditoria independente para averiguar as contas do TangaráPrev, visto que a referida Autarquia se recusa a fornecer dados mínimos acerca de sua execução orçamentária e de publicar seus dados do Portal da Transparência, como forma de impormos o princípio constitucional da publicidade e abrirmos para toda a sociedade tangaraense a verdadeira caixa-preta que se transformou o Tangaráprev.

Prefeitura Municipal de Tangará
Gabinete do Prefeito