28 de abril de 2024
Cultura

UFERSA terá pinacoteca e memorial

O Conselho de Administração da Ufersa (CONSAD) aprovou por unanimidade a criação da Pinacoteca e Memorial ESAM UFERSA – PIM. A decisão foi tomada durante a 5ª Reunião Extraordinária, na manhã desta terça-feira, dia 26. O próximo passo será o envio da pauta para apreciação e deliberação do Conselho Universitário (CONSUNI).

A PIM ficará instalada no Prédio Central, Lado Oeste do Campus Mossoró. A escolha do espaço privilegia as características históricas da construção, que, inaugurado em 1967, foi o primeiro prédio erguido para sediar a ESAM, instituição que dá origem da Ufersa. O espaço está em obra para adequação e melhoria das instalações, em um aporte superior a R$ 400 mil de investimento oriundo de Emenda Parlamentar.

Com a conclusão das obras prevista para o último trimestre deste ano, o espaço deverá receber mais de mil obras de artes, incluindo pinturas, esculturas, objetos adquiridos por doação e por compra, ao longo dos últimos 30 anos, pela professora aposentada da Ufersa, Isaura Amélia Rosado.

Já o Acervo da Esam – Ufersa será formado por fotografias, documentos em vídeos, reportagens, recortes de jornais, documentos históricos e objetos como placas, troféus, livro de ouro, livros de atas que dão conta da criação e dos primeiros anos de funcionamento da ESAM, no que concerne a sua diretoria, corpo docente, discente e técnico administrativo.

Durante a reunião do CONSAD, a Sala dos Conselhos, instalada no Prédio da Reitoria, foi ocupada por diversos quadros sob assinatura de artistas mossoroenses, muitos deles, por sinal, acompanharam a reunião presencialmente A professora Isaura Amélia, presidente da comissão de implantação do equipamento, ressaltou a importância do espaço cultural para história da instituição.