27 de abril de 2024
Política

Um novo PSB no RN

Deputada Federal constituinte, Prefeita de Natal por três vezes, Governadora do Estado por duas vezes e atual vice-prefeita de Natal, Wilma Maria de Faria se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 1994.

Ao longo dos 21 anos, Wilma tornou-se uma fiel seguidora e escudeira do saudoso Miguel Arraes, líder nacional do PSB, avô do saudoso Eduardo Campos, de quem Wilma gozava de prestígio e amizade.

Em sua trajetória política, nem quando foi adversária dos Alves ou Maia, admitiu uma filiação ou interferência junto ao PSB sem o seu consentimento. Agora são outros tempos. O partido perdeu representação na Câmara Federal, e aqui no Estado deixou de ser um Diretório e passou a ser Comissão Provisória, sob o comando de Wilma, membro do Diretório Nacional da legenda.

Há meses, o PSB nacional mantinha articulação com o deputado federal Rafael Motta. Wilma acompanhou isso. O partido queria mais um voto na Câmara dos Deputados. Em desgaste junto a cúpula do seu partido, o PROS, como no caso do uso do fundo partidário para a compra de uma aeronave, Rafael buscava uma nova legenda.

Vários partidos, como o PTB, foram oferecidos a Motta, que em 2014 foi eleito o segundo deputado federal mais votado do Rio Grande do Norte, ao alcançar 176.239 votos.

Semana passada, o PROS expulsou Rafael da legenda. E o deputado precisava se filiar a um novo partido. O PSB estava de portas escancaradas. E assim ocorreu, de fato, sem sequer Wilma saber do novo filiado, já que se recupera de uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Mas Rafael deixou claro que apenas se filiou ao PSB e a ex-governadora Wilma continua presidente da comissão provisória no Rio Grande do Norte. “Esse assunto só será discutido quando Wilma estiver totalmente recuperada”, disse Motta ao Blog.

Fato é que começa a surgir um novo PSB no RN, onde um jovem passa a ser protagonista da cena partidária, diferente de outros tempos quando Wilma e Sandra Rosado dividiam atenções.

É o tempo que passa…