28 de abril de 2024
Cotidiano

Unimed: Atitude Cooperação recebe doação de alimentos do Giro do Bem

A ONG Atitude Cooperação, iniciativa da Unimed Natal que apoia famílias da Zona Oeste da capital potiguar, recebeu cerca de 300 kg de alimentos não perecíveis arrecadados junto aos ciclistas que participaram do Treinão Giro do Bem, em dezembro. 

Representantes da Gerência de Comunicação e Marketing fizeram a entrega à direção da instituição, voluntários e pessoas assistidas pelos programas. As doações serão usadas para montar cestas básicas a serem entregues às famílias em maior situação de vulnerabilidade.

Com 16 anos de atuação, a ONG Atitude Cooperação atua nos bairros de Felipe Camarão e Bom Pastor. A organização promove inclusão social por meio de oportunidades culturais, esportivas e econômicas, cursos preparatórios para o mercado de trabalho, além de apoio psicológico e pedagógico. 

Gratidão

Os três sobrinhos da assistente social Simone Carvalho são atendidos pelas ações com aulas de violino, teatro e judô. “Essa é uma ajuda que chega na hora certa”, explica ela que também já foi uma das beneficiadas, estagiou na área de Serviço Social da ONG e hoje é voluntária.

Já Márcia Sabino, que possui uma sobrinha inserida nas oficinas de teatro, também fez capacitações em corte e costura na entidade. “Gratidão é a palavra para resumir o que sentimos pela Atitude Cooperação”.

O sentimento é compartilhado também por Gilca Melo que tem duas filhas, uma nas aulas de flauta e outra de piano. “Aqui recebemos acompanhamento psicológico, eu também fiz aulas de costura. Uma de minhas filhas era muito fechada e graças a esse apoio e às oficinas hoje já interage mais”.

Para a adolescente Fábia Luanna, de 15 anos, a ONG traz propósito: “aqui eu sou movida à arte”. Aluna de teatro há seis anos e já com planos de aprender piano, ela considera o espaço sua segunda casa e conta que doações como essa vêm somar no apoio de família como a dela que mora com a avó, sem receber benefícios sociais. 

Apoio

A Atitude Cooperação atende cerca de 1,2 mil crianças, além das famílias, enfrentando a desigualdade através dos projetos e atividades de futebol, futsal, judô, vôlei, xadrez, teatro, corte e costura, diversos instrumentos musicais e canto.

Entre os projetos de destaque estão o Tocando a Vida com D’Amore, que ensina música clássica a 250 crianças e adolescentes; e o Encena, que transforma a realidade por meio de aulas de teatro a 150 jovens.