7 de maio de 2024
Democracia

11 de agosto: Mais de 160 mil professores assinaram Carta pela Democracia

Os organizadores da carta pelo estado de direito já se preparam para rebater a estratégia da campanha do presidente Jair Bolsonaro de caracterizar o manifesto de 11 de agosto como uma iniciativa elitista, por ter sido idealizada por intelectuais e ter a adesão de empresários e banqueiros.

A carta, que contava com 839 mil assinaturas até o início da manhã desta quarta-feira, tem a adesão tanto de trabalhadores quanto de segmentos tradicionalmente associados ao bolsonarismo.

Subscrevem a carta 162.485 professores, 28.868 engenheiros, 14.514 médicos, 5.045 enfermeiros, 4.187 dentistas, 8.973 desempregados, 727 porteiros, 4.217 motoristas, 6.619 policiais, 519 delegados de polícia e 581 pedreiros.

Também foram identificados 26 palhaços profissionais. Um simpatizante do movimento definiu esta adesão como resposta ao descontentamento com a concorrência brasiliense. Este levantamento é possível porque cada signatário, além de nome, CPF e endereço eletrônico, fornece a ocupação.

Entre os muitos signatários, estão, por exemplo, os acionistas do Itaú Unibanco, Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles. Mas há também 200 entidades sindicais e empresariais, procuradores e magistrados, entre os quais 12 ex-ministros do Supremo Tribunal Federal, e políticos, como os pré-candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes e Simone Tebet e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O ato tem como enunciado a defesa do estado de direito, sem entrar em bolas divididas, para alcançar mais amplitude política.

O texto alerta para “um momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições”.

E conclui com uma convocação: “A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa, necessariamente, pelo respeito ao resultado das eleições”.

Fonte; Valor 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *