28 de abril de 2024
AGRO

A escassez global de alimentos continua a piorar


A carência de alimentos e o risco de fome em todo o mundo continuam a crescer à medida que as quebras de safra aumentam globalmente, juntamente com a produção e o transporte continuamente inconsistentes.

Eventos recentes apenas neste mês pioraram um pouco as coisas.

O exemplo mais recente vem da Índia, que emitiu um alerta alarmante de que não exportará mais seu arroz no futuro próximo, o que forçará o preço a subir.

A Índia é o maior exportador mundial de arroz.

A revista Forbes relatou que a Índia proibiu todas as exportações de “arroz branco não-basmati” na quinta-feira, em um esforço para manter os preços domésticos sob controle, aumentando os temores de que isso poderia ameaçar ainda mais a segurança alimentar global, que já foi impactada pelo desmantelamento pela Rússia, de um acordo  mediado pela ONU que permitia que grãos ucranianos atravessassem o Mar Negro.

O Ministério de Alimentos e Consumo da Índia disse que a medida foi tomada para “garantir a disponibilidade adequada” no país e “acalmar o aumento dos preços no mercado doméstico”.

Desde que a proibição de exportação foi anunciada, a compra de arroz gerou pânico em diferentes partes dos EUA.

Longas filas que lembram os primeiros dias da Guerra Covid estão circulando online.

No Brasil, os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisaram de 11,6% para 13,2% a estimativa de crescimento para o setor agropecuário em 2023.

Os bons resultados do Agro ainda não sensibilizaram o novo governo que hostiliza o setor, parecendo apostar todas as fichas na agricultura familiar e no arroz orgânico do MST.

Fontes: Forbes, ZeroHedge, Winepressnews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *