30 de abril de 2024
Direto de Brasília

Adiado desde 2020, Censo não será feito por falta de recursos no Orçamento

IBGE

Notícia que choca a turma de bom senso; o Orçamento de 2021 não traz recursos para a realização do Censo Demográfico de 2021.

Na tramitação do Orçamento no Congresso Nacional, os parlamentares já haviam cortado os valores destinados ao Censo, de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões.

Por lei, o Censo deve ser realizado a cada dez anos. O último ocorreu em 2010. Com o adiamento da pesquisa de 2020 devido à pandemia de Covid-19, o dinheiro foi usado no combate ao Coronavírus.

O governador Fábio Dino, do Maranhão, reagiu à notícia em suas redes sociais:

Diante do descumprimento da Constituição pelo governo federal, com o cancelamento do Censo, já orientei a PGE do Maranhão a ingressar na Justiça. Há impactos em políticas sociais e na repartição das receitas tributárias, ameaçando os princípios federativo e da eficiência.“ 
DO TL  Um país sem Censo é uma pátria sem informação sobre seu povo e seu desenvolvimento. Sobre expectativa de vida e como andam as diferenças sociais. A quem interessa o desconhecimento, a comparação e a verdade?

2 thoughts on “Adiado desde 2020, Censo não será feito por falta de recursos no Orçamento

  • PedroArtur

    E o Congresso Nacional o que diz , ao contrario retirou dinheiro para fazer o censo e mandou para emendas parlamentares pensando na proxima eleiçao, resumindo o POVO que se exploda.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *