13 de maio de 2024
Livro

Adriana Magalhães marca 7 anos de TRE-RN com livro inédito sobre o espaço da mulher no Poder

São mais de 2.300 perfis pesquisados e compilados pela advogada e juíza eleitoral Adriana Magalhães Faustino, que lança hoje no final da tarde na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte o livro “As mulheres e os Espaços de Poder no Rio Grande do Norte”.

Uma trabalho minucioso desenvolvido pela advogada, que visitou Comarcas e Câmaras municipais para completar a pesquisa exaustiva ao longo de mais de cinco anos

O livro enumera todas as juízas, desembargadoras, prefeitas, governadoras, deputadas estaduais e federais, senadoras e vereadoras do Estado potiguar, desde a emancipação de cada um dos 167 municípios até as últimas eleições gerais de 2022.

Ela disse a Tribuna do Norte a motivação do livro: 

“Eu fui pesquisar sobre minhas antecessoras e vi que foram pouquíssimas mulheres ao longo de quase 90 anos. Então resolvi estender a pesquisa aos poderes legislativo e executivo”, conta. A mera curiosidade deu lugar a uma missão de resgatar a memória de tantas mulheres que desafiaram as estruturas machistas vigentes nos Três Poderes. 

LEGADO QUE O GOOGLE NÃO MOSTRA

A pesquisa de Adriana Magalhães é fonte única sobre o tema do passado recente da história do Rio Grande do Norte sob a lupa do papel da mulher na política, no Judiciário. 

Ao deixar o Tribunal em julho próximo, um presente acompanhando por outros feitos, vez que  foi a primeira mulher reconduzida por três biênios  na Casa, fato,  aliás, destacado no prefácio assinado por Maria Claudia Pinheiro, Ministra do TSE. 

Ao assumir o vaga destinada à OAB há sete anos, Adriana fez questão de destacar a importância do Movimento Sufragista para todo sistema eleitoral.

No livro, mostra que o carinho pela causa foi muito além das cores em branco, roxo e verde, que fez questão de vestir nas posses, que passaram. Foi além, no exemplo que vai ficar. 

One thought on “Adriana Magalhães marca 7 anos de TRE-RN com livro inédito sobre o espaço da mulher no Poder

  • PedroArtur

    Quero usar esse espaço para comentar sobre esse Sr representante da defensoria publica ( Serjano Valle ) o por que dos partidos de esquerda PT, PSOL e outros nao comentarem nada sobre o seu comentarios absurdo contra mulheres , sera que eh por que ele eh da esquerda ? veja o absurdo que ele ( Serjano Valle ) fez: “a mulher que vota em Bolsonaro, se levar uma dedada no c* e outra na b***, na rua, não pode reclamar”. espaço aberto para PT, PSOL , Governadora e os direitos humano comentar vcs nao defende tanto os maginais,

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *