2 de maio de 2024
Eleições

Aliança de Fátima Bezerra e Carlos Eduardo reflete soma para quem?

O PT do Rio Grande do Norte informa que a Convenção para anunciar a chapa da reeleição de Fátima Bezerra (PT) ao Governo com Walter Alves (MDB) vice e Carlos Eduardo Alves (PDT) ao Senado já tem data e hora para ser selada; 23 de julho. 

A data deve marcar também o fim das especulações de mudança numa parceria inicida nos bastidores do verão, janeiro/fevereiro. 

A intenção da cúpula política do PT local; atrair Carlos Eduardo para evitar o adversário mais forte dentre os nomes disponíveis no tabuleiro.

O outro objetivo; melhorar a perfomance de Fátima junto ao eleitorado de Natal, onde o PT patina há anos nos 30% do eleitorado. 

Já a cúpula d PT nacional impôs a presença do MDBista Walter Alves na vice. Uma forma de atrair do partido para o palanque de Lula presidente em todo Nordeste

Dever de casa feito.  Agora correr para o abraço e tentar fechar a fatura no primeiro turno… 

A saber. Senão vejamos. 

Todas as pesquisas divulgadas até agora sinalizam definição do pleito ainda no primeiro turno e o Senado promete ser a disputa mais emocionante. 

Se a governadora Fátima Bezerra (PT)  chegou aos 39% em alguns dos institutos, o seu senador Carlos Eduardo (PDT) ainda não transpôs os 20% da preferência do eleitorado.

E sente no seu retrovisor as presenças próximas de Rogério Marinho (PL) com mais de 15% e Rafael Motta (PSB) , sempre acima dos dois dígitos. 

Mais do que sempre,  a reciprocidade entre os novos aliados está em prova.

Com ela, algumas perguntas “de milhões” do observador da cena; o eleitor de Natal de Carlos Eduardo migrou com ele para votar em Fátima Bezerra (PT) Governadora?

Se sim, por que a governadora continua com o percentual historio de 30% na capital potiguar? 

Por outro lado, o eleitor de esquerda/vermelho/lulista embarcou de peito aberto na candidatura de Carlos Eduardo ao Senado?  

Se sim, de onde vem esses 13% a 15% de Rafael Motta (PSB) que,  sem apoio da Governadora, mantém a preferência cristalizada em todas as pesquisas recentes? 

Para completar as questões com resposta para o início da campanha, o peso da liderança do Prefeito Álvaro Dias (PSDB) em Natal.

Dias será o herdeiro universal do voto anti-PT, que Carlos Eduardo descartou em Natal, e qual seu poder de transferência num possível apoio a Fabio Dantas (SDD) Governador? 

São variantes que podem trazer o fervor da campanha hoje só vista na blogosfera e jornalismo torcida.

O cidadão potiguar, que luta para abastecer o carro e pagar o carrinho do supermercado,  está mais focado na sobrevivência num estado que 42% de sua população passa o mês com apenas R$ 497,00. 

Um dado que, infelizmente, não está no debate posto em palanque azul ou vermelho, aliados ou adversários do ontem ou amanhã. 

One thought on “Aliança de Fátima Bezerra e Carlos Eduardo reflete soma para quem?

  • Geraldo Batista de Araújo

    Prefiro o silêncio. Hoje, estou de luto.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *