9 de maio de 2024
Nota

Ao habilitar motorista sem braços e pernas, Detran do RN ensina inclusão para o Brasil

Uma bonita história de inclusão, humanidade, superação e adaptação do serviço público à demanda da sociedade.

Matéria de mais de cinco minutos do Fantástico da TV Globo com reportagem assinada por Emmily Virgilio contou a história de um homem que queria aprender a dirigir desde criança.

Marcos nasceu com a síndrome de Richner-Hanhart, que impede o desenvolvimento dos braços e das pernas e afeta uma a cada 500 mil pessoas no mundo.

As piores limitações não eram as do corpo: “A escola não me aceitava. ‘Temos um elevador que é da diretoria. Se for dar pra usar todo dia, vai gastar muita luz. Ou: vai assustar os coleguinhas’”, relembra.

Marcos foi em frente. Se formou em Direito. virou palestrante, casou, tem dois filhos:

“Eu sou surfista, skatista, mergulhador, DJ, cantor, toco em bateria de escola de samba há 23 anos”, contou.

Mas Marcos nunca se esqueceu do que ele queria fazer quando crescesse: dirigir um carro pelas estradas, como o pai.

Mais do que um sonho, dirigir, era principalmente uma questão de liberdade.

SONHO REALIZADO EM NATAL 

Depois de ter Covid em 2020 e quase morrer, Marcos decidiu mudar de vida. Deixou São Paulo para morar em Natal. Lá, encontrou uma pessoa acostumada a mudar vidas: Leonardo, um profissional que adapta carros para pessoas com deficiência.

Com a habilitação e carro legalizado, agora faltam mais uns 3 mil quilômetros até a realização completa do sonho: ‘meu maior desafio de todos vai ser agora pegar a estrada de Natal pra São Paulo dirigindo. Eu vou fazer questão de parar em cada capital. E aproveitar um pouquinho dessa jornada’, conta Marcos.

DETRAN ACOMPANHOU O PROCESSO DESDE O INÍCIO 

Depois de conseguir adaptar o carro as necessidades e conseguir uma autoescola para lhe ensinar o ofício, Marcos contou com a parceria do Detran do Rio Grande do Norte, que acompanhou o processo desde o início e possibilitou o sonho ser realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *