2 de maio de 2024
CULTURA

Associação de Bares e restaurantes pede na Justiça reparação por prejuízos durante a pandemia

unnamed

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ingressou com ações civis públicas exigindo reparação financeira aos negócios do setor. A medida foi motivada pelas graves e comprováveis perdas registradas neste período de pandemia, consequência direta das medidas restritivas.

“Nosso setor foi criminalizado e pagou uma conta desproporcional durante esse período.

São mais de 300 mil estabelecimentos fechados em todo o Brasil e entre os que sobrevieram até aqui, a maioria está fazendo prejuízo (72%)”, declara o presidente da entidade no Rio Grande do Norte, Paolo Passariello.

Ainda de acordo com o presidente, o que está sendo discutido não é o mérito destas iniciativas – se foram adequadas ou não – nem mesmo associando as ações na Justiça a qualquer prefeito ou governador em específico, nem à qualidade de suas decisões.

Na justiça, a Abrasel moveu ações em todos os estados da federação e em 270 municípios, exigindo a reparação financeira para os estabelecimentos associados, uma limitação imposta pela própria legislação.

Segundo a Abrasel, com a causa coletiva ganha, o próximo passo será que cada estabelecimento ingresse com uma ação individual apresentando os cálculos de perdas comprováveis em função das medidas do poder público e pedindo a reparação correspondente.

2 thoughts on “Associação de Bares e restaurantes pede na Justiça reparação por prejuízos durante a pandemia

  • observanatal

    Estão malucos? Eles vão ressarcir a sociedade pelos bares e restaurantes inconsequentes que não incentivaram distanciamento social, que não respeitaram a limitação de pessoas por metro quadrado, ajudando na disseminação do vírus e causando também o prejuízo deles próprios?

    É por isso que estamos na situação que estamos. No final, nós todos vamos pagar pela pandemia, que faliu boa parte de nós.

    Resposta
  • Rogério

    Parabéns pela iniciativa, enquanto uma grande maioria ficou em casa recebendo salário sem trabalhar e rindo da cara de quem perdeu seus empregos e negócios por pura falta de compreensão e respeito. TRABALHADOR, comerciante e clientes, não disseminam a doença, que faz isso são os desocupados financiados pelos pais que estão em recebendo salário. Tem meu apoio.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *