3 de maio de 2024
Coronavírus

Aumentou a temperatura do Coronavirus: Prefeito Álvaro Dias diz que “Governo do RN está se omitindo”

unnamed

Até agora, a convivência entre as principais do autoridades do RN vinha sendo distante e pacífica. Cada um no seu quadrado, seguindo metas e estratégias traçadas.

Em quase três meses de Quarentena, o Prefeito de Natal, Álvaro Dias,  prometeu entregou um Hospital de Campanha , enfrentou dificuldades para equipar UTIs com respiradores, enfrentou pressão para flexibilizar abertura do Isolamento Social, organizou escalas extras nas UPAs para tratamento do novo Coronavírus.

Enquanto isso, a Governadora Fátima Bezerra anunciou uma Hospital de Campanha na Arena das Dunas e desistiu, anunciou a transferência para o combalido Hospital Papi, avisada que seria inviável, recuou e com isso perdeu o tempo precioso para preparar a estrutura do Rio Grande do Norte  para chegar, minimamente, preparada para o momento de pico.

Agora, no olho do furacão, aumento de casos, de mortes e diminuição de isolamento social, o que restou? Invasão de quadrados alheios com crise, aumento de casos, filas, imagens terríveis de pacientes aguardando atendimento para o Brasil todo ver.

A estrutura de Natal presta socorro à deficiência do Estado. É matemática.

O prefeito Álvaro Dias declarou hoje à Tribuna do Norte  que o Governo está se omitindo e que Natal está pagando a conta com a superlotação das UPAs e a alta ocupação dos hospitais .

Porque nosso Hospital de Campanha foi feito, foi equipado e instalado para atender a população da cidade de Natal e nós estamos senso instalados a atender pacientes do interior, que é o que está acontecendo nas UPAs. Natal tem 850 mil habitantes e temos mais de 1,5 milhão de cartão do SUS. O que mostra e comprova que pacientes do interior estão usando os serviços de Natal. 

O prefeito ainda disse que é CONTRA  o Lockdown – seja como prefeito, cidadão ou médico – e que apoia as declarações so Secretário George Antunes em relação à Isolamento Social neste momento de pico de casos e contágios.

Sobre o Pacto Pela Vida, anunciado na última segunda -feira, depois da primeira reunião da Governadora Fátima Bezerra com os prefeitos da Grande Natal, Álvaro também comentou:

“Essa reunião do Pacto Pela Vida eu acho que deve ser discutida melhor para que cada um dos integrantes desse pacto possa assumir compromissos e ter uma atuação eficaz, efetiva, firme contra o Coronavirus em Natal e no Rio Grande do Norte”.

O Pacto Pela Vida sugerido pela Governadora, até agora, é aumentar o Isolamento Social com fiscalização, que deverá surgir em novos decretos..

Uma ação efetiva, por exemplo, para aplacar a fila de mais de 100 pessoas por UTI não se tem notícia. Com Pacto ou sem..

One thought on “Aumentou a temperatura do Coronavirus: Prefeito Álvaro Dias diz que “Governo do RN está se omitindo”

  • observanatal

    Álvaro Dias cometeu um grave erro, achou que ele daria conta sozinho da crise em Natal. Talvez tenha esquecido dos demais municípios, e suas graves necessidades ou prepotência.

    Álvaro Dias deveria ter dito desde o começo que o Governo do Estado é estático, não se movimenta, não tem competência para gerenciar essa crise, que Fátima tem deixado os prefeitos sozinhos nessa guerra.

    O Pacto pela Vida, nome apelativo de um compromisso que é de todos, inclusive da Governadora do Estado, que só agora, quando estamos no limite, chama os prefeitos para escutar. Ela escuta? Não, para dizer o que eles devem fazer nesse pacto. Ela quer comandar, coisa que não fez até agora. Quer a imagem boa.
    Ela não fez, ela não peitou, ela não segurou as rédeas no início do distanciamento social, que poderia ter dado muito certo. Fátima não é boa marinheira, ela não sabe o que fazer na tempestade. Pior, ela acha que é escolada. Deve ser a arrogância.

    O chefe da Casa Civil do Governo disse que fizeram por Natal, emprestaram os respiradores ao hospital de campanha. E por que não emprestaria? Ele quis dizer que poderiam ter segurado os aparelhos, com a população precisando, e o Governo sem hospital de campanha, por pura divergência política? Raimundo Alves, explique o dinheiro antecipado para os respiradores que nunca chegaram; explique também a não utilização da estrutura cedida por São Gonçalo para um hospital de campanha até agora; explique para onde estão sendo direcionados os valores que chegam do Governo Federal. Conversa fiada não dá, essas coisas estão acabando.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *