3 de maio de 2024
Coronavírus

Bilionários Graças à Pandemia

580871AE-8869-4442-A004-E058C9B49AB3

Fonte: Business Insider

Nove pessoas, incluindo cientistas e executivos de fabricação de vacinas da Moderna/BioNTech, sediada nos Estados Unidos, e da fabricante chinesa de vacinas CanSino Biologics, se tornaram bilionários durante a pandemia, de acordo com um novo relatório da People’s Vaccine Alliance.

Cinco dos novos bilionários incluem pessoas ligadas à Moderna, incluindo a CEO Stephane Bancel, cujo valor agora é de 4,3 bilhões de dólares.

O Business Insider relata que as ações em alta da Big Pharma – impulsionadas por investidores que esperam enormes lucros das vacinas COVID-19,  criaram esses bilionários.

O dinheiro que eles ganharam com a pandemia poderia financiar a vacinação de 776 milhões de pessoas em países de baixa renda, de acordo com o relatório – uma estatística com a qual Anna Marriott, gerente de políticas de saúde da Oxfam (Comitê de Oxford para Alívio da Fome) não aceita.

“Esses bilionários são a face humana dos enormes lucros que muitas empresas farmacêuticas estão obtendo com o monopólio que detêm sobre essas vacinas”, disse Marriott.  “Essas vacinas foram financiadas com dinheiro público e devem ser, antes de mais nada, um bem público global, não uma oportunidade de lucro privado.”

TL Comenta:

As vacinas Moderna e CanSino deverão ser as próximas, junto com a russa Sputinik-V, a serem incorporadas ao Plano Nacional de Imunização.

CPI da Cloroquina à parte, um velho adágio resiste à maior crise sanitária de todas:

Saúde não tem preço, mas tem custo. E gera lucros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *