3 de maio de 2024
Cultura

BODE CULTURAL

O Bode (2015)- Fernanda Eva

Tudo começou com a simplória e deliciosa Ginga com Tapioca, receita original e criativa de Dona Dalila, no  velho mercado da Redinha.

Patrimônio Imaterial Cultural do Povo Potiguar.

Na poeira do badalado sucesso midiático, vieram o Pastel de Tangará, o Grude de Extremoz e o Caldo de Cana de Ceará Mirim.

Por questão de isonomia cultural, as  mesmas honrarias são devidas ao  Caranguejo da Penha e ao Muçum de Goianinha.

Tendo perdido o protagonismo regional com a estatização da The Natal and Nova Cruz Brazilian Railway Limited, a princezinha do agreste não pode deixar passar a oportunidade de entrar novamente nos trilhos do progresso.

Iguaria típica, consumida nas barracas das feiras e mesas mais lordes da burguesia, a carne guisada de bode merece todas as homenagens e o galardão conferido às outras comunas.

Educado na Inglaterra, herdeiro de grande fortuna, cartola da federação de futebol por décadas, João Cláudio de Vasconcelos Machado, falecido há 47 anos, foi imortalizado como cronista esportivo e desomenageado como nome de estádio.

No tempo em que os times da capital costumavam jogar pelo interland, ao lado do narrador Roberval Pinheiro, foi muitas vezes hóspede do Nova Cruz Hotel.

Nos microfones do Curruchiado, resenha esportiva do meio-dia da Rádio Cabugi, campeã do Ibope quando o instituto nem existia, foi importante divulgador da gastronomia servida na mais luxuosa estalagem da região do Baixo Curimataú-Bujari.

Em Cabaceiras, no cariri paraibano, a Festa do Bode Rei,  atrai turistas de todo o mundo, sendo o principal motor do seu desenvolvimento.

E se Mario Vargas Llosa não cobrar direitos autorais, muito em breve, as atenções do mundo todo poderão estar voltadas também para nosso estado e sua agresteira Fiesta del Chivo.

Sem Trujillo.

Está faltando só um deputado atuante.

E antenado.

                                            ***

(Esta sugestão, oferecida há três anos, permanece órfã de patrono)

Até quando existirão burros? (2016) – Fernanda Eva

Maria Fernanda Alves Eva, 56 anos, é artista plástica, fotógrafa e atriz paulistana.

One thought on “BODE CULTURAL

  • Luiz Costa

    Bom dia. Entre os amigos o???? (BODE)

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *