3 de maio de 2024
Coronavírus

Califórnia aprova lei para punir médicos por ‘desinformação’ sobre COVID

 

A Califórnia está prestes a se tornar o primeiro estado norte-americano a tomar medidas legais contra médicos acusados ​​​​de espalhar “desinformação” sobre a  COVID-19.

O projeto de lei da Assembléia da Califórnia aprovado em 29 de agosto pelo Senado da Califórnia e agora aguardando a assinatura do governador Gavin Newsome, sujeita médicos e outros a ações disciplinares – incluindo a suspensão ou revogação de suas licenças para praticar medicina na Califórnia – por espalhar  “desinformação sobre a  vacina”.

O projeto de lei, que afirma que alguns dos “propagadores mais perigosos” de informações imprecisas sobre as vacinas COVID-19 são profissionais de saúde licenciados, declara ser “conduta não profissional” um médico disseminar “desinformação relacionada à COVID-19”, incluindo informações falsas ou enganosas sobre a natureza e os riscos do vírus, sua prevenção e tratamento;  e o desenvolvimento, segurança e eficácia das vacinas COVID-19.”

O governador Newsom, que tem até 19 de setembro para assinar o projeto de lei, ainda não tomou uma posição pública sobre o assunto, informou o The New York Times.

O projeto de lei define “desinformação” como qualquer informação “falsa” que seja “contrariada pelo consenso científico contemporâneo contrário ao padrão de atendimento”.

Em um tweet de 30 de agosto, Jenin Younes, advogado de litígios da New Civil Liberties Alliance, chamou o projeto de “horrível”.

Fonte: The Defender

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *