28 de abril de 2024
ENERGIA

Candidata na França quer exterminar energia do RN

Roda Viva – Tribuna do Norte – 24/04/22

O projeto de crescimento econômico do RN, que tem como pontos básicos a energia eólica e solar, tem um poderoso inimigo: a candidata da extrema direita a presidência da França, Marine Le Pen, do partido Ressemblement National, de extrema direita.

“Eólica e solar, estas energias não são renováveis, são intermitentes.

Se eu for eleita, porei um fim a toda construção de novos parques eólicos e lançarei um grande projeto para desmantelar os existentes”, declarou Le Pen.

PRESENÇA ANTIGA

A candidata acrescentou que suprimirá os subsídios para a energia eólica e solar, que acenderiam a seis ou sete milhões de euros por ano e colocariam um pesado fardo nas contas de eletricidade dos consumidores.

Os franceses tinham presença tranquila no RN, nos séculos XVI e XVII.

Da presença deles ficou o nome de um dos mais belos recantos do Potengi, chamado “Nau de Refoles”, do corsário Jean Jacques Rifaux, que ali construiu sua fortificação. Hoje é a Base Naval de Natal.

A política externa francesa virou piada, com a “Guerra da Lagosta” nos anos 1961/1963, com o Brasil que proibiu pescadores franceses virem aprisionar lagosta no nosso litoral. Entre mortos e feridos, escaparam todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *