2 de maio de 2024
Coronavírus

Cientista explica por que João Pessoa vacina idosos acima de 65 e Natal ainda está nos 75

Este Território Livre ainda segue a tentando desvendar os motivos que a fila de  vacinação do Rio Grande do Norte para idosos está tão atrasada em relação à Paraíba e Pernambuco, por exemplo.

Ontem a narrativa que o Rio Grande do Norte tinha recebido menos vacinas do que outros por conta da “taxa de risco”. Hoje, a informação que o RN foi o 3º que mais recebeu vacinas do Nordeste.

Pernambuco é o primeiro com 1 dose para 7,65 habitantes, Paraíba o segundo com 8,29 por habitante e o RN com uma dose para 9,13 pessoas.

Segundo o pesquisador da UFRN em Harvard, José Dias Nascimento o problema está no ritmo das vacinação dado por cada município e explica, mostrando a pirâmide de idosos das duas capitais:

 
“A Pirâmide etária de Natal e João Pessoa são bem parecidas, como mostram os gráficos do censo 2010 IBGE. Desta forma, a fila de vacinação de idosos que está mais atrasada em Natal (10 anos) do que em outras capitais, como por exemplo João Pessoa, se dá unicamente pela superposição do atraso em adquirir as vacinas, e a baixa eficiência especificamente da prefeitura de Natal em realizar o devido escoamento das vacinas recebias. Esta falta de estratégia e logística reflete a baixa prioridade dada e a fragilidade desta gestão em usar aspectos científicos básicos nas tomadas de decisão. Inadmissível nos dias de hoje. Imunização é um direito da população.”

4 thoughts on “Cientista explica por que João Pessoa vacina idosos acima de 65 e Natal ainda está nos 75

  • observanatal

    Então, se o problema é Natal não dar prioridade, por que o Governo do RN resolveu atacar o Governo Federal? O atraso não é só Natal, o interior também. Uma hora o Governo do Estado é protagonista na vacinação, outra é mero repassador. Precisa decidir como quer se apresentar.

    A secretaria de saúde de Natal, com George Antunes, não tem mostrado competência na organização das vacinas. A parte frágil na secretaria de saúde são as unidades de saúde, que não parecem ter o suporte necessário para ampliar a vacinação. Não dá para Álvaro Dias organizar vacina também.

    É medo de não ter segunda dose? Então deveria ter dito claramente. Agora já mudou tudo, o Ministério da Saúde disse que já pode usar as vacinas que estavam reservadas. Se não deslanchar, a culpa é de quem? Melhor resposta não é anunciar, hoje, vacina para 74+ porque claramente já iria acontecer. A melhor resposta é vacinar, vacinar, vacinar.

    Incrível é que as equipes de vacinação de Natal sempre foram elogiadas pelas campanhas seguidas de vacinação, como a gripe ano passado. Agora, se mudaram tudo ou não sabem planejar, se expliquem com a população sem reclamar da cobrança. Temos que aprender a lidar com as responsabilidades com toda transparência possível.

    Resposta
    • Claudinei de Souza

      Os administradores do blog deveriam criar um espaço para esse cidadão, pois em todas as matérias aqui editadas, esse cidadão opina. As vezes o texto dele é maior que do colunista.

      Resposta
  • Joseias

    Em alguns municípios da região Trairi,por exemplo, ainda está na faixa a partir de 80 anos.

    Resposta
  • O PNI que devia nortear os municípios tem deixado todos confusos em qual caminho seguir. Veremos se a nova diretriz do Ministério da saúde em não reservar a segunda dose surtirá efeito.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *