9 de maio de 2024
vacina

Clover está pronta: Instituto Atena chama voluntários para informar imunidade de vacina

Dra Sanali Paiva, Coordenadora nacional do Projeto

Desde abril de 2021 o Instituto Atena de Pesquisa Clínica  iniciou em Natal o estudo de ensaio clínico fase 2/3 de vacina candidata contra Covid-19, do laboratório Sichuan Clover Biopharmaceuticals.

Participaram cerca de 8 mil voluntários no Brasil, distribuídos entre Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Na capital potiguar – Natal e Grande Natal, foram mais de três mil voluntários, com faixa etária entre 18 e 55 anos.

Durante quase um ano de acompanhamento, os participantes passaram por consultas  sem sabere se as aplicações recebidas se tratavam do imunizante em teste ou se estavam recebendo placebo.

Agora, os voluntários estão sendo chamados para a ‘quebra do cego’.

Os que foram vacinados no começo do estudo poderão, caso queiram, receber uma dose de reforço do imunizante.

Já o voluntário que recebeu placebo, poderá escolher se receberá imunização da própria Clover ou se preferirá receber outro tipo de vacina, disponível na rede pública.

O ensaio clínico, cuja coordenação nacional é da médica potiguar e diretora do Instituto Atena, Dra. Sanali Paiva, é chamado Estudo de fase 2/3 (CLO-SCB-2019-003), duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, e tem o objetivo de avaliar a eficácia, a imunogenicidade e a segurança da vacina recombinante da subunidade da proteína S trimérica do Sars-CoV-2 (SCB-2019), com o adjuvante CpG 1018/Alum para prevenção da Covid-19.

“Oferecemos nosso agradecimento especial aos voluntários, pois estas pessoas deram uma enorme contribuição para a pesquisa científica e, portanto, para o controle da pandemia da Covid-19”, enfatiza a Dra. Sanali Paiva.

Em setembro de 2021, o fabricante da vacina declarou que o imunizante mostrou eficácia de 100% para casos graves da doença (com internação), evitando mortes, inclusive abrangendo as variantes Gama e Delta, que estavam em alta circulação no Brasil naquele período.

Já para os casos leves a moderados contra qualquer variante – quando não necessita de hospitalização – a eficácia foi de 83%.

A pesquisa revelou eficácia em todos os casos que foram sequenciados, inclusive em indivíduos que já tinham sido previamente infectados com a Covid 19. O estudo anunciando essas descobertas foi publicado no The Lancet.

A vacina Clover (SCB-2019) é constituída por uma proteína recombinante de fusão de trímero da espícula (S) do Sars-CoV-2, coadministrada com um adjuvante CpG 1018/Alum em duas doses.

O desenvolvimento clínico está sendo patrocinado pela empresa Sichuan Clover Biopharmaceuticals, Inc, com recursos provenientes da Fundação Bill e Melinda Gates.

SOBRE CERTIFICAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS

Muito em breve os voluntários que participaram do estudo da CLOVER poderão acessar seus certificados de imunização, acessando a plataforma ADA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *