6 de maio de 2024
Nota

Com 17% em pesquisa, Tarcísio de Freitas surge como melhor opção da Direita contra Lula

Quase um ano depois da vitória acirrada de Luiz Inácio Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro, o quadro político do país para 2026 permanece polarizado, com o petista melhor avaliado em relação ao antecessor, que vê o governador paulista Tarcísio de Freitas despontar como favorito para sucedê-lo em uma direita fragmentada.

A pesquisa feita entre 22 e 29 de agosto pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT), com financiamento do CNPq, mostra ainda a disputa aberta pelo espólio de Bolsonaro, inelegível pelos próximos oito anos, com Tarcísio (17%) à frente do ex-juiz Sergio Moro (12%), da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (11%) e do governador mineiro Romeu Zema (6%).

Para ocupar o espaço do ex-presidente inelegível, Tarcísio e Zema têm mirado grupos diferentes: enquanto o primeiro busca adesão de bolsonaristas moderados, o mineiro procura respaldo de segmentos mais radicais.

Apesar dos esforços de ambos os lados, 14% continuam sem saber apontar o herdeiro do ex-titular do Planalto e 7% ainda veem Bolsonaro como o melhor candidato, embora esteja inelegível.

Embora não haja um nome capaz de agregar tanto quanto Bolsonaro, a pesquisa mostra que há um eleitorado conservador pujante no país e distante do que representa hoje o presidente Lula, colocado desde já pelo PT como candidato.

Há, por exemplo, o dobro de brasileiros que se dizem de direita do que de esquerda. Além de uma maioria em tradicionais pautas de costumes, como legalização do aborto (79% são contrários) e descriminalização do uso das drogas (70% se opõem).

Fonte: O Globo 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *