28 de abril de 2024
Nota

Com mandato até 2026 e 50 anos de vida pública, Jarbas Vasconcelos se despede do Senado

Sem dúvida um fato atípico e raro na política brasileira; um político se despedir do Senado, tendo ainda três anos de mandato. 

Mas o pernambucano Jarbas Vasconcelos (MDB) fecha o ciclo de sua vida pública – de mais de 50 anos  – com esse gesto.

Ele formalizou sua aposentadoria da vida parlamentar nesta terça-feira, 05, por problemas de saúde, que não revelou no discurso.

Desde dezembro de 2022 ele estava de licença do cargo, para realizar tratamento de saúde.

O primeiro suplente do senador, Fernando Dueire (MDB) assume formalmente a representação de Pernambuco no Senado. 

Com mais de 50 anos de atuação política, na juventude, foi cofundador do MDB, partido pelo qual foi eleito Deputado Estadual (1971-1975) e Deputado Federal (1975-1979 e 1983-1985), obtendo a maior votação então conferida a um candidato no Estado. Com a redemocratização no País, no primeiro pleito direto pós-ditadura, foi eleito Prefeito do Recife, cargo que ocupou por dois mandatos (1986-1988 e 1993-1996). 

Jarbas também foi Governador de Pernambuco por duas vezes (1999-2006).

De volta ao Congresso Nacional, ocupou pela primeira vez o cargo de Senador da República entre os anos de 2007 a 2015, sendo eleito na sequência novamente Deputado Federal (2015-2019). Em nova eleição majoritária, voltou ao Senado Federal, mandato que iniciou em 2019.

Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor. É movido por esse mesmo orgulho e consciência cívica que decido, neste momento, deixar o Congresso por entender que minha contribuição ao País será dada, de agora em diante, de outra forma.

Minha admiração e respeito a todos que me acompanharam ao longo das últimas décadas. À minha família meu mais profundo agradecimento por sempre estarem ao meu lado.

A Fernando Dueire, suplente que escolhi pessoalmente e que passa a ocupar em definitivo a honrosa tarefa de representar Pernambuco no Senado Federal, meus sinceros votos de muito sucesso. Qualquer palavra de agradecimento que tentasse expressar não estaria à altura da gratidão que tive por representar e defender o meu Estado nos últimos 50 anos da minha vida”, finalizou o senador.

Advogado e político, Jarbas de Andrade Vasconcelos é cofundador do MDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *