12 de maio de 2024
Judiciário

Com voto modificado da Min Carmem Lucia, STF decide que Sergio Moro foi parcial

  O ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) comparece a sessão conjunta de 3 comissões da Câmara para explicar o caso conhecido como Vaza Jato, envolvendo as mensagens que teria trocado com o procurador Deltan Dallagnol reveladas pelo site The Intercept. Brasilia, 02-07-2019. Foto: Sérgio Lima/PODER 360 Da Veja 

A ministra Cármen Lúcia mudou de voto nesta terça-feira e votou a favor da suspeição do ex-juiz Sergio Moro no julgamento do ex-presidente Lula no caso do triplex de Guarujá.

Com isso, a ministra juntou-se a Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, e formou-se maioria de 3 votos a 2 contra Moro.

O efeito imediato é a anulação de todas as decisões de Moro no caso do tríplex de Guarujá — o HC trata especificamente desta investigação –, bem como serão tornadas nulas as diligências ordenadas por ele na fase de inquérito.

O ex-juiz ainda pode ser condenado ao pagamento de custas processuais, segundo prevê a lei. Nos bastidores, porém, fala-se em um efeito cascata sobre a Lava-Jato.

“Houve uma espetacularização daquele dado (condução coercitiva de Lula) que junto com outros que vão se somando demonstram uma conduta do juiz que deixa claro que a imparcialidade não presidiu aqueles atos”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *