27 de abril de 2024
Coronavírus

Comitê Científico planeja ‘Lockdown” e “revalida” para Nordeste

miguel-nicolelis_160420201054

Como este TL já analisou aqui,  as medidas de combate ao Coronavirus no Rio Grande do Norte estão a reboque das decisões do Comitê Científico do Consórcio Nordeste.

Na cabeça do Comitê, o já conhecido dos potiguares, o neurocientista Miguel Nicolelis (foto).

Esse projeto em bloco para uma região que apresenta as mesmas características, mas com números distintos da pandemia tem o lado positivo e negativo, como quase tudo na vida.

O negativo é que temos pouco feito para nossa realidade e necessidade do momento. O que estamos vendo; decretos com regras de isolamento e distribuição de máscaras. Pouco além disso.

Nas linhas gerais, devemos esperar um planejamento para um possível “lockdown”, com critérios específicos, associados a “políticas de segurança”.

A medida extrema deverá ser adotada quando a ocupação dos leitos superar 80% e a curva de mortes ainda continuar subindo.

No RN esse número ainda não chegou a 50%, mas já temos a infelicidade de óbito por falta de UTI na cidade de Ipanguaçu.

No Maranhão, mais de 85% dos leitos estavam ocupados. No Ceará, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19  é 96% na região de Fortaleza e 93% no Estado.

Cientistas alertam para a rapidez com que a epidemia está chegando ao interior do Nordeste, “região com menos estrutura sanitária”. O número de casos confirmados de covid-19 nos municípios da região dobrou em dez dias, chegando a 874 anteontem.

O texto do Comitê também  permite que universidades possam fazer o seu “Revalida” para liberar a atuação profissional dos interessados. A medida encontra resistência no governo e no Conselho Federal de Medicina.

* Com informações do Estadão 

2 thoughts on “Comitê Científico planeja ‘Lockdown” e “revalida” para Nordeste

  • observanatal

    Não tenho visto nenhum governador, ao tomar decisão, dizer que ouviu esse comitê. “A decisão foi tomada por indicações em comum entre os secretários estaduais e o comitê científico do nordeste”, algum disse?

    O RN tem um problema de decretos e pouca ação, pouco diálogo entre a governadora e os prefeitos para decisões em comum, levando em consideração particularidades. Falta conhecimento ou falta vontade. Prejuízo potiguar generalizado.

    Se tivermos lockdown aqui, vai ter até jornalista machochôchô dando cria, falando mal dos prefeitos, dos governadores, porque precisa defender os seus patrocinadores, empresários da direita oportunista, moradores de Tirol/Petrópolis, que precisam abrir suas empresas. A classe A de Natal enlouquecida pegar o vírus novamente, tendo em vista que quem trabalha para eles mora na periferia. Será a segunda onda no Plano Palumbo.

    Se tivéssemos a disciplina de, desde março, manter real distanciamento, nos proteger com máscaras, lavar as mãos, só sair quem precisa, mais umas 2 ou 3 semanas e estaríamos retomando a economia, com regras claras e com vigilância, obviamente. Mas não, queremos que o vírus se adapte ao pensamento imbecilizado do brasileiro.

    Resposta
  • PedroArtur

    Esses caras sao patetas comendo nosso dinheiro , isso sim Eh verdade, o ministerio da saude e a secretaria Eh que tem competencia para tomar as decisoes.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *