30 de abril de 2024
Conversa com...

Conversa com… o galerista e colecionador de arte Padre Jocimar Dantas de Araújo

O nosso convidado de hoje para a nossa Conversa com… é um grande apreciador e incentivador da arte. Ou melhor, é um grande colecionador e galerista, detentor de um super acervo de arte.

Estou falando do gente boa, padre e ex-prefeito de Jardim do Seridó/RN, Jocimar Dantas de Araújo.

Hoje, Padre Jocimar é o proprietário da Galeria de Arte do Centro de Turismo de Natal, que comercializa arte antiga e contemporânea através de vários trabalhos e expressões, indo de obras tradicionais em telas e esculturas à antiguidades, porcelanas e cristais europeus, além de imagens sacras do séc. XVIII e XIX, raridades e objetos de colecionismo.

Sem muitas delongas, já que a conversa rendeu um bom papo e foi muito rica de informações, vamos ao que interessa. A seguir, a nossa Conversa com… sobre arte e afins com 0 Padre Jocimar Dantas de Araújo.

Padre Jocimar na sua Galeria de Arte do Centro de Turismo de Natal
Padre Jocimar na sua Galeria de Arte do Centro de Turismo de Natal

1. Quem é Jocimar Dantas de Araújo? Sou seridoense, de Jardim do Seridó. Minha infância foi muito criativa, junto com a natureza e com muita liberdade. Desde muito cedo convivi com escultores, ceramistas, bordadeiras. A região do Seridó é rica em artistas populares. Desde de cedo comecei a pesquisar e colecionar a arte popular e antiguidades. A formação religiosa católica, os cursos de filosofia, de teologia na PUC do Rio e de História na UFRN me ajudaram a sistematizar o conhecimento da arte, do bem e do belo.

2. Como o Senhor se tornou Galerista? A Galeria de Arte do Centro de Turismo de Natal foi fundada pelo Professor Antônio Marques de Carvalho Júnior em 1978. Já tem 33 anos de funcionamento e é a Galeria de Arte mais antiga em funcionamento em Natal. Estamos a frente como marchand deste espaço cultural há cinco anos, divulgando os artistas e a cultura potiguar.

3. Como deve ser a formação do de uma Galeria? Primeiramente amar a arte, meditar muito, pois é um mundo de muitas vaidades, para não deixar o ego dominar. É preciso estudar a História da Arte, desde o Paleolítico até a Arte Moderna. Buscar saber sobre curadoria, crítica de arte, preservação de obras, noção de restauração, além da administração e logística.

4. Dentre os Artistas potiguares, qual o mais procurado? Sem exceção, todos são procurados e bem avaliados. Vou eleger o pintor gênio Dorian Gray, como um dos maiores e completos artistas do RN. Outro grande nome é o escultur Ambrósio Córdola, com seu estilo neobarroco. Mais dispomos no nosso acervo de pintores maravilhosos com Newton Navarro, Thomé Filgueiras, Zaíra Caldas, Assis Marinho, Manxa, Iramar, Iaperi Araújo, Edilson Araújo, Arruda Sales, Vantenor, Erasmo, Lavosier, Djalma Paixão, Jordão, Fábio Eduardo, Rosa Maria, Nilson, Fernando Gurgel, Carlos José, Jayr Penny, Thiago Vicente e outros. Nas esculturas de madeira se destaca Luzia Dantas, JJ, Sombra, Gregário, Gean Rocha, Daniel Alves, Geicifran Azevedo, Nenê Azevedo, Ivan do Maxixe e outros. Gostaria de destacar a cerâmica utilitária e figurativa do Povoado Santo Antônio, de São Gonçalo do Amarante. E a cerâmica de Edvaldo Santiago de Ceará-Mirim. Os bons artistas sempre terão espaço no mercado da arte.

5. O que é preciso para uma maior valorização da nossa Arte Popular? Nossos governantes precisam investir mais no nosso artesanato. O artesanato é profissão, tem carteira, contribui com a previdência social. O artesanato gera emprego e renda, faz girar a economia solidária. É necessário cursos profissionalizantes e feiras para divulgar nossa cultura.

6. Suas palavras finais… Em 2020 vamos viver com mais arte! Viver com Arte é muito melhor! É muito mais gostoso! Inclua a arte na sua vida. Se você quer investir numa obra de arte, ter uma obra de arte, que é algo que todo mundo quer, pesquise sobre o artista e compre em um local seguro e com garantia. A Galeria de Arte do Centro de Turismo de Natal, está aberta diariamente, de domingo a domingo, das 8h30 às 18h00, no primeiro andar da antiga Cadeia de Natal, Rua Aderbal de Figueiredo, 980, Petrópolis. Nosso telefone é 99911-7554 e o instagram: @galeriadearte3852. Faça tudo com arte, é a criação mais sublime do ser humano.

439c364a-5d6e-404e-8f51-e248465fcb42

One thought on “Conversa com… o galerista e colecionador de arte Padre Jocimar Dantas de Araújo

  • Maria Do Rosário Alcântara

    Tenho um quadro antigo pra vender

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *