8 de maio de 2024
Coronavírus

Demissão de Mandetta é esperada a qualquer momento

  Do Globo  O presidente Jair Bolsonarodeve demitir ainda nesta segunda-feira o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta , em meio à crise do novo coronavírus .

O ato oficial de exoneração de Mandetta está sendo preparado nesta tarde no Palácio do Planalto. A expectativa é que a decisão seja publicada em edição extra do Diário Oficial da União após reunião do presidente com todos os ministros, entre eles Mandetta, convocada para as 17h.

A informação sobre a exoneração de Mandetta foi confirmada ao Globo por dois auxiliares do presidente da República.

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania, é o mais cotado para substituí-lo. Ele almoçou com Bolsonaro e os quatro ministros que despacham do Palácio do Planalto nesta segunda.

O diagnóstico entre auxiliares do presidente é que a permanência de Mandetta no cargo se tornou insustentável após uma série de críticas do presidente à sua atuação no enfrentamento à Covid-19. Ele foi acusado por Bolsonaro de falta de humildade , em entrevista na última quinta-feira, e contrariou o presidente ao defender o isolamento e o distanciamento social para combater a disseminação da Covid-19. No domingo, Bolsonaro havia dito, sem citar nomes, que “algumas pessoas” do seu governo “de repente viraram estrelas e falam pelos cotovelos” e que ele não teria medo nem “pavor” de usar a caneta contra eles. Mandetta vem negando que pediria demissão e disse que só sairia do governo por decisão do presidente. Na sexta-feira, após as críticas de Bolsonaro, afirmou que não iria “abandonar o paciente” . DO TL  O nome de Osmar Terra é a bola da vez para substituir Mandetta. Ele tem declarado que é contra o isolamento. E que isolamento social não preserva vidas, pelo contrário, faz quebrar empresas e aumentar o desemprego. Uma mudança de comportamento com vidas em jogo. Deus acima de todos? Que seja ..

One thought on “Demissão de Mandetta é esperada a qualquer momento

  • observanatal

    Bolsonaro é movido ao que diz as redes sociais. Além de mentecapto, só em pensar em demitir quem mais passa confiança no governo dele, é volúvel.

    Bolsonaro e seus assessores não estão servindo nem para ganhar crédito com a competência de Mandetta.

    Tenho visto os bolsonaristas mais doentes se manifestando sem parar nas redes pró-presidente, que jamais seria considerado político de estimação de nenhum deles, mas é. Passou a ser.
    Tenho visto também aqueles que votaram e agora começam a sentir vergonha de passar tanto pano no presidente, que era perdoado porque votaram nele para ser isso mesmo, um incompetente, egocêntrico, cheio de piadinhas idiotas em momentos inoportunos. O brasileiro não sabe levar nada na seriedade.

    Brasil acima de tudo. Vejo o Brasil não ser acima dos grandes grupos empresariais. Como sempre.
    Deus acima de todos. Menos de Bolsonaro, pelo que vemos.

    E vamos torcer que o vermicida seja a solução para o vírus, assim não deixa ninguém sem nada, pouca chance de matar o doente e resolve em 48 horas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *