8 de maio de 2024
Coronavírus

Depois de 6 casos de trombose, FDA e CDC pedem suspensão de vacina Johnson & Johnson

VACINA-JOHNSON-JOHNSON-800x446

Deu na ABC News

O FDA e o CDC anunciaram nesta terça-feira  que estão pedindo uma pausa imediata no uso da vacina de dose única Johnson & Johnson, depois de descobrir seis casos nos Estados Unidos de um tipo raro e grave de coágulo sanguíneo que se desenvolveu cerca de duas semanas após a administração da vacina nesses pacientes.

Mais de 6,8 milhões de doses da vacina já foram administradas nos Estados Unidos.

O CDC e o FDA disseram que estão atualmente revisando dados envolvendo esses seis casos – todos ocorridos entre mulheres entre 18 e 48 anos – onde os sintomas ocorreram entre seis a 13 dias após terem sido vacinados com a vacina Johnson & Johnson.

Nestes casos, um tipo de coágulo sanguíneo chamado trombose do seio venoso cerebral (CVST) foi observado em combinação com níveis baixos de plaquetas sanguíneas (trombocitopenia), diz o comunicado.

Pessoas que receberam a vacina J&J que desenvolveram forte dor de cabeça, dor abdominal, dor nas pernas ou falta de ar dentro de três semanas após a vacinação devem entrar em contato com seu médico.

O OUTRO LADO  – J&J reponde 

“A segurança e o bem-estar das pessoas que usam nossos produtos são nossa prioridade número um. Compartilhamos todos os relatórios de eventos adversos sobre indivíduos que receberam nossa vacina COVID-19, juntamente com nossa avaliação desses relatórios, com as autoridades de saúde em conformidade com os regulamentos padrões “, disse Johnson & Johnson.

“Estamos cientes de que eventos tromboembólicos, incluindo aqueles com trombocitopenia, foram relatados com vacinas COVID-19. No momento, nenhuma relação causal clara foi estabelecida entre esses eventos raros e a vacina Janssen COVID-19. Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com especialistas e reguladores para avaliar os dados e apoiar a comunicação aberta dessas informações aos profissionais de saúde e ao público. “

No total, quatro casos graves de coágulos sanguíneos raros com plaquetas baixas – um dos quais foi fatal – foram relatados na Europa após a inoculação com a vacina da Johnson & Johnson de sua unidade Janssen, disse a Agência Europeia de Medicamentos.

O CDC e a FDA realizarão uma coletiva de imprensa conjunta às 10h da manhã de terça-feira e tanto o diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA, Peter Marks, quanto a diretora-adjunta principal do CDC, Anne Schuchat, devem abordar o seis casos relatados de coágulos sanguíneos raros nos Estados Unidos.

DO TL 

O Brasil ainda não comprou vacinas J&J para sua campanha de imunização contra Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *