28 de abril de 2024
Direto de Brasília

Depois de anunciar apoio a Impeachment de Bolsonaro, PSDB tem racha na bancada

ninho-tucano Por Lauro Jardim no Globo 

O anúncio de uma reunião da executiva do PSDB com o tema impeachment de Jair Bolsonaro caiu como uma bomba na bancada do PSDB na Câmara, que abriga deputados simpáticos ao governo.

Aécio Neves, Geovania de Sá e Paulo Abi-Ackel foram alguns dos deputados que demonstraram contrariedade com a decisão do presidente da legenda, Bruno Araújo, de marcar a reunião nessa quarta-feira.

Em conversa pelo grupo de WhatsApp da bancada, eles consideraram “inoportuno” tornar o assunto público antes de uma conversa com os deputados, que votarão no processo de impeachment, caso ele seja aberto e avance no Congresso.

Escreveu um deles:

— Me pareceu precipitado falar OFICIALMENTE em impeachment no calor de manifestações que estão ocorrendo em ambiente de paz . De qualquer forma vamos manter a serenidade e amanhã em ambiente democrático como é nosso jeito de ser e de fazer política, vamos nos posicionar.

Outro respondeu que, ao saber da notícia, pensou se tratar de um “engano”. E completou:
— Além de fazer isso no dia seguinte das manifestações, o que não me parece o mais oportuno, e principalmente, sem que a bancada discutisse o assunto, considero no mínimo uma desconsideração com aqueles que efetivamente teriam a responsabilidade de votar sobre o tema. Não quero entrar no mérito da decisão, mas fazer isso sem uma conversa prévia me parece apenas mais uma forma de expor desnecessariamente os companheiros.
Aécio Neves encaminhou para os colegas, inclusive, pergunta de repórter sobre a sua posição ao seu assessor de imprensa, na tentativa de mostrar que já estava sendo cobrado a se manifestar sobre o tema.

Diante das reclamações, o líder do partido, Rodrigo de Castro, convocou uma reunião da bancada para essa quarta-feira. Um deputado defendeu a discussão:

— É nossa obrigação que defendemos a democracia, discutirmos mais sobre isso, nosso posicionamento diante das graves ameaças democráticas! Temos grande responsabilidade com nosso país! Não podemos subestimar o que está acontecendo, sob risco de omissão!

Internamente, há críticas na bancada pelo alinhamento ao governo. Deputados mais independentes cobram que o partido discuta as propostas com mais “altivez”, em vez de votar com o Palácio do Planalto.

Na conversa, houve quem tenha escancarado sua adesão ao governo. Escreveu um deles:
— Amigos me desculpem, mas o fim do PSDB será abraçar esse impeachment do Presidente Bolsonaro. Quero adiantar eu jamais votarei uma aberração dessa natureza. Sou 100 % Bolsonaro!
TL COMENTA 

Um dos maiores  partidos do Rio Grande do Norte – com numerosa bancada estadual, presidente da AL e o prefeito de Natal – o PSDB potiguar tem ligações umbilicais com o ministro Rogério Marinho e, portanto, não deve se alinhar ao Impeachment neste momento.

Além disso, sem nenhum deputado federal, não teria obrigação de se manifestar sobre o tema a curto prazo. Vai levando…

One thought on “Depois de anunciar apoio a Impeachment de Bolsonaro, PSDB tem racha na bancada

  • PedroArtur

    Covardes , o que querem eh o poder , Aercio Neves veja o tipo de politico que esse partido tem, ai a pergunta : eles se preocupa com o povo ou com eles mesmos ? canalhas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *