9 de maio de 2024
Nota

Depois de brigas internas, Luciano Bivar deixará comando do União Brasil para Antônio Rueda

 

Rueda da ala do DEM e Bivar do PSL

Após inúmeras brigas e disputas pelo comando do partido desde a fusão entre PSL e DEM, há dois anos, o presidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE), deve se afastar da presidência em maio, quando acaba seu mandato, e ser substituído pelo vice, Antônio Rueda, seu aliado, mas que mantém melhores relações com a ala egressa do DEM.

Caberá a Rueda liderar a discussão sobre as candidaturas de prefeitos e vereadores no próximo ano e também para a próxima eleição presidencial (em que a sigla ainda não tem uma postura clara sobre o que fará ou quem apoiará).

O novo mandato da direção do partido terá duração de quatro anos e se encerrará apenas em maio de 2028.

O edital de convocação da comissão executiva do União Brasil foi publicado na quinta-feira.

A reunião foi marcada para 20 de novembro, em Brasília, e decidirá sobre a antecipação da 1ª Convenção Nacional do partido. Nesse encontro serão eleitos os dirigentes do partido para um mandato de mais quatro anos.

Os grupos de Bivar e do secretário-geral do partido, ACM Neto, vêm se digladiando há meses pelo comando dos diretórios estaduais após a eleição nacional.

Houve conflitos no Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Acre. A senadora Soraya Thronicke (MS) saiu da sigla e foi para o Podemos após perder a presidência estadual

Embora a eleição ocorra de forma antecipada, o mandato de Bivar não será encurtado e só terminará mesmo em maio. Mas, na visão de uma liderança da sigla, já dará segurança aos futuros candidatos e colocará na presidência alguém mais novo, com 53 anos, e mais condições de viajar o país todo durante a campanha para selar as alianças. Bivar tem 79 anos.

Fonte: Valor 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *