4 de maio de 2024
Nota

Depois dos recados de Arthur Lira ao Planalto, pré-candidatos à presidência da Câmara jantam sushi

Em um momento tenso da relação do governo Lula (PT) com o Congresso Nacional, o chefe do Executivo reuniu-se com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no Palácio do Planalto.

Durante a sessão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deu diversos recados ao governo do petista.

Entre as mensagens de Lira está um “não subestimem” o Legislativo. O presidente da Câmara disse ainda que a “suposta” disputa política entre os Poderes não irá paralisar o Congresso.

“Errará ainda mais apostar na omissão desta Casa – que tanto serve e serviu ao Brasil – em razão de uma suposta disputa política entre a Câmara dos Deputados e o Poder Executivo”, disse Lira. “Para esses, que não acompanharam nosso ritmo de entregas e realizações, deixo, humildemente, um importante recado: não subestimem esta Mesa Diretora! Não subestimem os membros desta Legislatura!”

Quem conhece os bastidores de Brasília, aposta que o recado de Lira tem eco hoje e na sucessão da sua própria cadeira na presidência da Câmara. Lira quer fazer o sucessor e para isso conta com o apoio do Governo.

Falando nisso, a disputa já começou…

Ontem mesmo os  três principais pré-candidatos à sucessão no comando da Câmara dos Deputados se reuniram na noite para jantar.

REPUBLICANOS, PSD OU UNIÃO BRASIL 

O encontro aconteceu em um restaurante japonês e reuniu os deputados Elmar Nascimento (União-BA), Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Antônio Brito (PSD-BA).

O jantar foi organizado pelo líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta, que chamou individualmente os pré-candidatos, sem avisar que seus adversários estariam presentes.

A aliados, o líder do Republicanos afirmou que o objetivo do encontro seria “quebrar o gelo” entre os postulantes à vaga de Lira.

A disputa será em fevereiro de 2025.

Durante o jantar, Elmar, Pereira e Brito discutiram o cenário político atual. Cada um deles aproveitou para marcar posição e reafirmar sua candidatura à presidência da Câmara.

Fonte: Metrópoles e Congresso em Foco 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *