9 de maio de 2024
Governo

Embaixadora da França de volta ao Rio Grande do Norte

Embaixadora da França com a Gov Fátima

A embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet está no Rio Grande do Norte desde o último sábado e cumpre a missão até esta terça-feira, 26.

Ontem, ela visitou o Museu da Rampa, foi recebida pela Governadora Fátima Bezerra (PT) e pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB).

Empresas francesas investem na produção de energias renováveis no Rio Grande do Norte, mas o Governo quer ampliar essa participação em novos projetos de produção de energia eólica no mar e de hidrogênio verde, o combustível do futuro.

Aproveitando a decisão do governo francês de retomar os intercâmbios universitários com o Brasil, após mais de dois anos de pandemia, o Governo do Estado propôs uma integração entre universidades da França, as futuras escolas do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN), e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no que se refere à equipamentos e capacitação profissional.

Em abril deste ano, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) reconheceu como território de relevância mundial o Geoparque Seridó. Além da proteção dessa área de 2,8 mil quilômetros quadrados em seis municípios do Seridó potiguar, uma outra preocupação é com a Caatinga que precisa ser preservada.

JEAN MEMOZ, O PILOTO DA AÉROPOSTALE

Durante o encontro, o escritor Roberto Silva presenteou a embaixadora, o cônsul da França no Recife e a governadora com o livro Jean Mermoz, o piloto da companhia francesa Aéropostale que realizou a primeira viagem transatlântica de correio aéreo, sem escalas, entre Saint-Louis (atual Senegal) e Natal, em 09 de dezembro de 1901, trazendo na bagagem mais de 20 mil cartas.

PRESENTE DA GOVERNADORA

A embaixadora foi presenteada com um xale nos tons de vermelho e amarelo feito à mão pelas bordadeiras de Alcaçuz. 

ÚLTIMA AGENDA 

O último encontro da Embaixadora com governadores do Nordeste foi em julho de 2021 no Palácio das Princesas em Recife, onde estiveram presentes os governadores da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e a pauta já era o interesse da França em energias renováveis e em projetos de saneamento básico na região mais carente do Brasil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *