5 de maio de 2024
Coronavírus

Endemicidade: você ainda vai ouvir falar disso

 

O fim da pandemia, apesar das vacinas e seus reforços, ainda custa a chegar.

Onde os controles epidemiológicos são mais confiáveis, já foi iniciada uma outra abordagem para a virose, na crença que é preciso aprender a conviver com o invasor que teima em ficar.

O Briefing Coronavirus do The New York Times trouxe ontem, o que está acontecendo no mais populoso estado americano, e que pode ser prelúdio para outros lugares.

A467555A-6C84-41BA-AAB7-E0420593D7EB
Kyijuan Hinton sendo vacinada em Los Angeles. Foto: Allison Zaucha


A mudança da Califórnia para a endemicidade

*** Com informações de Shawn Hubler, repórter que cobre a  Califórnia para o NYT.


No mês passado, a Califórnia se tornou o primeiro estado dos EUA a passar oficialmente de uma abordagem pandêmica ao vírus para uma endêmica.

O estado divulgou um manual de “próxima fase” que tratará o vírus como um risco gerenciável, com medidas para promover vacinas, estocar suprimentos médicos e combater a desinformação.  Marcou um novo capítulo para o estado e a nação.

No nível executivo, o governador Gavin Newsom suspendeu ou diminuiu muitas das restrições de saúde que foram postas em prática durante a pandemia.  A Califórnia já afrouxou os mandatos de máscaras internas e, na sexta-feira, o mandato de máscaras do estado para crianças em idade escolar será suspenso.  No setor privado, muitas empresas também facilitaram suas regras para mascaramento e vacinação.

Ao mesmo tempo, a Califórnia está tentando incluir proteções contra o coronavírus nas leis existentes do estado.  O departamento de saúde do estado começou a exigir que as crianças em idade escolar sejam vacinadas contra o Covid, como  acontece com poliomielite e sarampo.  O Legislativo está tentando fechar uma brecha que no momento permite isenções de crenças pessoais para vacinas escolares para Covid.  Outra permitiria que crianças de 12 anos ou mais fossem vacinadas sem a permissão dos pais.

Houve resistência. A Califórnia não é tão azul (democrata) quanto a nação supõe que seja.  Um terço do estado votou em Donald Trump, e há mais eleitores de Trump lá do que em qualquer outro estado do país.  E as pessoas resistentes estão bastante determinadas a não construir medidas pandêmicas na infraestrutura legal do estado.

No condado de Shasta, por exemplo, um grupo de eleitores de extrema-direita recentemente demitiu um supervisor e assumiu a maioria do conselho que governa o condado.  O primeiro ato do novo conselho na semana passada foi emitir uma proclamação dizendo que não aplicaria os mandatos de máscaras e vacinas, que são praticamente inexistentes ou não aplicados no condado neste momento.

A Califórnia tende a ser um modelo de política em muitos outros lugares e em Washington, especialmente para administrações democratas.  Parte do que a Califórnia está fazendo pode acabar como parte da abordagem do governo Biden.

Em termos de saúde, as políticas de coronavírus do estado parecem ter valido a pena.  Como o governador aponta constantemente, a taxa de mortalidade per capita da Califórnia por Covid-19 foi significativamente menor no geral do que grandes estados republicanos como a Flórida.  E como  a Califórnia colocou muita ênfase em garantir que, digamos, trabalhadores rurais latinos tenham tanto acesso à proteção quanto codificadores no Vale do Silício, o que se encaixa nas prioridades do governo.

Para Jonathan Wolfe, repórter especial para o Coronavirus do The New York Times,

 A pandemia foi um trauma terrível.  Ela trouxe o melhor de nós, mas nem todos nós estamos à altura da ocasião.  Penso nos meus vizinhos e amigos que não usavam máscaras ou que – para meu espanto – espalharam conscientemente informações erradas sobre vacinas ou não foram vacinadas.

A pandemia tem sido como uma daquelas cenas em um filme em que todo mundo está em um avião e depois começa a despencar.  As pessoas estão confessando coisas que nunca pensaram que confessariam.  Algumas pessoas estão ajudando os outros, enquanto outra pessoa está batendo no cara ao lado dele.  Mas agora, o avião está nivelando.  Agora sabemos como nossos vizinhos lidaram com a pandemia e não podemos deixar de ver isso.  Então, como podemos seguir em frente juntos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *