27 de abril de 2024
Coronavírus

Enxaguantes bucais interrompem o coronavírus em testes de laboratório

CDF59AF9-B41C-4DD2-9EBF-93D3129FD910

Fonte:  Universidade Rutgers, republicado pela Futurity.org em 17 de janeiro de 2022


Dois tipos de enxaguatórios bucais interrompem o SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, impedindo-o de se replicar em uma célula humana, sugere um novo estudo.

O estudo publicado na revista Pathogens descobriu que, em um ambiente de laboratório, Listerine e o enxaguatório bucal Clorexidina interromperam o vírus em segundos, depois que os pesquisadores o diluíram em concentrações que imitariam o uso real.

Mais estudos são necessários para testar a eficácia da vida real em humanos.

Os pesquisadores conduziram o estudo em um laboratório usando concentrações do enxaguatório bucal e o tempo que levaria para entrar em contato com os tecidos para replicar as condições encontradas na boca, diz o autor sênior Daniel H. Fine, presidente do departamento de biologia oral da Escola de Medicina Dentária da Universidade Rutgers.

O estudo descobriu que dois outros enxaguantes bucais mostraram-se promissores em fornecer alguma proteção na prevenção da transmissão viral: Betadine, que contém iodopovidona, e Peroxal, que contém peróxido de hidrogênio.  No entanto, apenas Listerine e Clorexidina interromperam o vírus com pouco impacto nas células da pele dentro da boca que fornecem uma barreira protetora contra o vírus.

“Tanto o iodopovidona quanto o peroxal causaram morte significativa das células da pele em nossos estudos, enquanto o Listerine e a clorexidina tiveram uma morte mínima das células da pele em concentrações que simulavam o que seria encontrado no uso diário”, diz Fine.

Os pesquisadores estudaram a eficácia do potencial do enxaguatório bucal para prevenir a transmissão viral para entender melhor como os dentistas podem ficar protegidos dos aerossóis que os pacientes exalam.

“Como dentistas, estamos bem na cara de um paciente.  Queríamos saber se havia algo que pudesse diminuir a carga viral”, diz a coautora Eileen Hoskin, professora assistente da Faculdade de Medicina Dentária.

Fine adverte o público contra confiar no enxaguatório bucal como forma de retardar a propagação até que seja comprovado em ensaios clínicos em humanos.

“O objetivo final seria determinar se a lavagem duas ou três vezes ao dia com um agente antisséptico com atividade antiviral ativa teria o potencial de reduzir a capacidade de transmitir a doença.  Mas isso precisa ser investigado em uma situação do mundo real”, diz ele.

Pesquisas anteriores mostraram que vários tipos de enxaguatórios bucais antissépticos podem interromper o novo coronavírus e impedir temporariamente a transmissão, mas este foi um dos primeiros estudos que examinou as concentrações de enxágue antisséptico, o tempo de contato e as propriedades de morte das células da pele que simulavam as condições bucais.

Uma equipe de cientistas da faculdade de odontologia e virologista do Public Health Research Institute conduziu o estudo.

“Como o vírus SARS CoV-2, responsável pela COVID-19 entra principalmente pela cavidade oral e nasal, os biólogos orais devem ser incluídos nesses estudos porque têm um conhecimento profundo das doenças infecciosas orais”, diz Fine.

TL Comenta:

À medida que as esperanças pelo fim da pandemia somente com as vacinas, desvanecem, volta o interesse por outras formas de combate (ou convivência), com o vírus.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *