2 de maio de 2024
Educação

Escolas de Minnesota lutam com a falta de professores substitutos

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Fonte: Erin Adler para o StarTribune, em 30/10/2021

Os alunos do estado americano de Minnesota, estão de volta às salas de aula, mas os distritos escolares estão lutando para garantir que haja alguém para instruí-los, especialmente quando o professor regular precisa de um dia de folga.

A escassez de professores substitutos está forçando as escolas a tentarem novas estratégias para formar funcionários todos os dias, incluindo aumento de salários e apelos aos pais que possam estar interessados em obter licença para ocupar o cargo.

O conselho estadual de licenciamento de professores até sugeriu que as escolas licenciassem preventivamente todos os funcionários  com um diploma de bacharel, incluindo zeladores e enfermeiras, para aumentar o leque de possíveis substitutos.

“O que estou ouvindo dos superintendentes de nossas escolas continua sendo um desafio significativo”, disse Scott Croonquist, diretor executivo da Associação de Distritos Escolares Metropolitanos.  “Em qualquer dia, eles podem ter dezenas de faltas.”

A falta de professores é anterior à pandemia do COVID-19, mas muitos líderes escolares dizem que piorou porque os professores aposentados que muitas vezes trabalharam como substitutos, temem voltar para a sala de aula.  Ao mesmo tempo, a pandemia significa que os professores podem faltar com mais frequência se precisarem de quarentena ou cuidar de parentes.

Quando não há substituto, os distritos às vezes combinam salas de aula ou procuram administradores e outros funcionários para tapar os buracos.

Maggie Sullivan, oficial sênior de recursos humanos das Escolas Públicas de Minneapolis, disse que o distrito investiu cerca de 4 milhões de dólares para resolver a escassez de substitutos este ano.  Isso incluiu aumentar as taxas de pagamento diário de 160 para 192 dólares para períodos curtos  e de 170 para 204 para prazos longos, e gastar cerca de 3 milhões para substituto em tempo integral em 30 de suas escolas, disse Sullivan.

Funcionários de vários distritos também mencionaram parceria com programas de educação universitária, já que alguns formados em dezembro poderiam ajudar imediatamente.

Sowers, da Teachers On Call, não espera que a demanda diminua tão cedo.  Escolas e alunos precisam de professores mais do que nunca, disse ele.

“Precisamos fazer algo no estado de Minnesota para começar a atrair mais pessoas para a educação como profissão”, disse ele.

TL Comenta:

O texto ‘A Nova Normalista’, republicado hoje neste TL, depois de dois anos, mostra-se bem atual,  pelo registro da  importância que uma pequena cidade dava aos seus novos professores.

A matéria reproduzida agora, relata que o enfrentamento da crise da escassez de professores, agravada pela pandemia, passa pela melhoria salarial.

O que não é novidade em país capitalista, onde vige a “lei da oferta e da procura”.

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