5 de maio de 2024
Nota

Estados do Brasil apresentaram quase uma fuga por dia em 2023; RN foi fuga zero

Apesar de há oito dias na mídia nacional pela fuga de dois presos da Penitenciária de Segurança Máxima de Mossoró, o Rio Grande do Norte vinha bem nas estatísticas de fuga do sistema prisional estadual . 

Em 2023 não registrou fuga alguma dos presídios estaduais. 

No ano passado, houve ao menos 333 fugas no Brasil, ou quase uma por dia, de acordo com levantamento do GLOBO junto a governos de 18 estados.

As evasões, explicam especialistas, são possibilitadas pela corrupção de agentes penitenciários e pelo domínio de facções do crime nas unidades prisionais.

Em 2023, Goiás teve 27 fugas, mas 23 foram recapturados. Líder no ranking das fugas ao lado do Pará, Santa Catarina informou ter conseguido recapturar a maioria dos foragidos: 39 dos 56 detentos que saíram foram encontrados e levados de volta à prisão.

Em setembro, seis deles escaparam da Penitenciária de Itajaí, no litoral catarinense, mas quatro foram presos novamente em 24 horas. No mesmo mês, nove detentos conseguiram escapar da unidade de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, sem que houvesse uma recaptura imediata.

Fonte: O Globo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *