1 de maio de 2024
Direto de Brasília

Ex-presidente José Sarney mostra seu poder (atemporal) em festa de 93 anos

Foto: Ricardo Noblat do Metrópoles

O ex-presidente José Sarney comemorou nesta segunda seus 93 anos de idade com uma grande festa nos jardins de sua casa no Lago Sul, em Brasília. A lista de presentes mostra como o ex-presidente é influente em Brasília.

Estiveram na casa de Sarney  o presidente em exercício Geraldo Alckmin, o ex-presidente Michel Temer, o ministro do STF Alexandre de Moraes, o chefe da PGR, Augusto Aras, o presidente do TCU, Bruno Dantas, o governador do DF, Ibaneis Rocha, além de advogados conhecidos e uma infinidade de magistrados do STJ e de outros tribunais.

Segundo o o jornalista Ricardo Noblat; “Vestido preto no armário, sofá branco na sala e José Sarney no poder têm algo em comum: funcionam. Que não se espere deles surpresas. Mas como seria difícil imaginar o mundo sem eles…”.

No dia do seu aniversário, comemorado com uma festa em sua casa que atraiu as estrelas mais reluzentes da República, ele acordou com um telefonema de parabéns de Lula.

O telefonema seguinte foi do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. No passado, quando Sarney era presidente e viajava para o exterior, Fernando Henrique dizia: “A crise viajou”.

Frase injusta. Sarney, como Lula, como o próprio Fernando, é especialista em desinflar crises. Elas entravam grandes nos seus gabinetes e saíam pequenas. Com Bolsonaro foi o contrário.

Michel Temer não telefonou para Sarney. Preferiu voar de São Paulo a Brasília para comparecer à festa. Não se sabe se os ex-presidentes Fernando Collor, Dilma e Bolsonaro telefonaram.

Só Sarney seria capaz de juntar esquerda, direita e centro num mesmo espaço sem risco de provocar confusão. Geraldo Alckmin, presidente em exercício, demorou mais de três horas por lá.

Alexandre de Moraes, também, como o ministro Dias Toffoli, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o astronauta Marcos Pontes, senador bolsonarista, e deputados de todos os partidos.

Arthur Lira, presidente da Câmara, chegou mais tarde. E foi ele que, numa roda de amigos, confidenciou: sim, Lula só depende de Lula para contar com o apoio da maioria dos deputados.

A festa de aniversário de Sarney celebrou a democracia, demonizada nos últimos quatro anos, que quase foi a pique e que ainda capenga. Somente ele poderia tê-la promovido.

Vestido preto no armário, sofá branco na sala, Sarney sem desgrudar da política… São coisas que funciona.

Fonte: Blog do Noblat e Radar na Veja 

One thought on “Ex-presidente José Sarney mostra seu poder (atemporal) em festa de 93 anos

  • observanatal

    Então alguns políticos potiguares poderão dizer que preferem não ficar ao lado de Sarney, por toda conversa sobre oligarquias, etc e tal. Mas, na verdade, os que não foram gostariam de ter ido e não exatamente por Sarney, mas pelas relações que ele consegue manter até hoje. Uma raridade, ainda mais hoje que há políticos rasos que não acabam mais.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *