8 de maio de 2024
Nota

Fátima pede SOS a BNDES para criar novo acesso à praia da Pipa e implantar Porto-Verde no RN

Deu na Veja 

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, visitou a sede do BNDES na manhã desta quinta-feira para assinar acordos de cooperação técnica. O banco deve ajudar o governo estadual a estruturar dois projetos.

Um deles, o Porto-Indústria Verde, prevê o investimento de 5 bilhões de reais que serão aportados pelo governo do RN nos cinco primeiros anos de construção. Segundo a governadora, o projeto é a primeira infraestrutura portuária originalmente feita no Brasil voltada principalmente para a Ind;ustria offshore. 

O plano prevê captação de energia eólica offshore e onshore, fabricação de amônia e ureia, produção associada de hidrogênio verde, veículos, mineração e polo cloroquímico, além do processamento de pescado e movimentação de contêineres para pescado e fruticultura.

Temos todo interesse em participar do estudo de viabilidade do projeto, pois se trata de uma ação estruturante para o estado, com horizonte de futuro e que engloba as potencialidades e vantagens competitivas do Estado”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

NOVA ESTRADA PARA PIPA 

O outro projeto é um novo acesso à Praia da Pipa. Um estudo de 2023 do governo estadual orçou a obra em 72 milhões de reais. São 19,5 quilômetros com início no entroncamento da BR-101, em Goianinha.

TL  COMENTA 

O “Todo interesse” do Governo do Federal tem também razão política de ser. É que o Palácio do Planalto está consciente dos números de aprovação em declínio do Governo Lula III também no Nordeste, região fundamental em todas as eleições dos Governos do PT. 

Dentre os governadores do Nordeste a do Rio Grande do Norte é que apresenta números mais preocupantes. “Coincidentemente”, a situação das estradas têm sido apontadas como dos maiores problemas para o potiguar. 

Logo, essa ajuda do BNDES deverá vir por ser necessária para sobrevivência de todos. 2026 é logo ali… 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *