30 de abril de 2024
Saúde

Fevereiro Roxo conscientiza sobre a “Fibromialgia”

Atenção… se você já acorda cansado(a), não tem um sono reparador, está com dificuldade de memória e concentração, dores de cabeça, intestino irritado, ansiedade e depressão, pode estar sofrendo de Fibromialgia, uma doença crônica caracterizada por dores musculoesqueléticas em várias partes do corpo, de forma difusa, com duração superior a 3 meses.

No Brasil, aproximadamente 2% da população geral é afetada pela Fibromialgia, sendo as mulheres cerca de 8 vezes mais propensas do que os homens. Alguns estudos sugerem que isso se deve pelo fato desse público ser mais sensível à dor.

A fisioterapeuta Kelly Gama explica que o diagnóstico é clínico, não havendo necessidade de exames de imagem para confirmação. “O tratamento é individualizado, considerando as principais queixas e sintomas do paciente, sendo multimodal, voltado para diversas estratégias de tratamento de forma ativa, em que o paciente deverá aprender a gerenciar os sintomas que estão impactando sua vida”.

É necessário voltar-se para estratégias de educação do paciente sobre a dor, terapia com exercícios de exposição gradual e contingenciados. “Pessoas que entendem o porquê estão sentindo dor são as que apresentam os melhores meios para enfrentar a doença. Receber uma educação voltada para o que está acontecendo com seu corpo é uma estratégia de tratamento para saber gerenciar sintomas”, reforça a fisioterapeuta.

Fisioterapeuta Kelly Gama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *