10 de maio de 2024
Saúde

Fila para cadeira de rodas no CRI chega a … 6 anos

É inacreditável. Uma espera de seis anos para receber uma cadeira de rodas. E ainda sem previsão de entrega.

O ano era 2014, quando Dario Gomes entrou com requerimento no CRI (Centro de Reabilitação Infantil e Adulto) para receber uma cadeira de rodas. O aposentado de 45 anos, morador do bairro Bom Pastor, em Natal, até hoje espera pelo equipamento.

“Eu uso a mesma cadeira de rodas, do tipo esportiva, desde 2013. A que eu espero do CRI é feita sob medida, o que me dará mais conforto e qualidade de vida, mas infelizmente já são mais de 6 anos numa lista de espera que praticamente não anda”, disse Dário

O vereador de Natal, Tércio Tinoco, acompanha o assunto de perto desde que era presidente da Sadef, associação que oferece esportes a pessoas com deficiência.

Tércio lamenta que há 2 anos e 7 meses não é feita licitação, por parte do Governo do Estado, para compra de cadeira de rodas, órteses e próteses para o CRI. A última, ainda no governo anterior, contemplou apenas órteses e próteses.

O vereador estima que pelo menos 2 mil potiguares estão na lista de espera.

“Imagine uma criança com 10 anos que vai receber a cadeira de rodas do Estado aos 16. Essa cadeira não vai servir mais. É um atraso que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas com deficiência”, diz Tércio.
Órteses são dispositivos permanentes ou transitórios que auxiliam a função de um membro com algum tipo de deficiência. Como, por exemplo, bengalas, muletas, coletes cervicais, andadores, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *